Pular para o conteúdo principal

EQUIPE DA UFLA VISITA CAMPUS DE SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO


Na última sexta-feira, dia 16 membros da equipe de gestão da Universidade Federal de Lavras (UFLA) fizeram uma visita técnica às obras do campus de São Sebastião de Paraíso, no Sudoeste do Estado, acompanhados por autoridades do município e da região.

O projeto do novo campus prevê nove estruturas; cinco delas já estão concluídas: o pavilhão de aulas, o prédio da Incubadora, o prédio de Laboratórios, o prédio de Logística, e o campo de futebol e a quadra. A obra da biblioteca encontra-se em andamento e outras três - anfiteatro, centro de convivência e prédio das Engenharias - aguardam a licitação do remanescente das obras abandonadas por uma empreiteira que perdeu a capacidade financeira.


As estruturas existentes possibilitam o início da oferta acadêmica, mas o Conselho Universitário (CUNI) deliberou que o início do programa acadêmico só pode ocorrer com a viabilização de outros aspectos, como a contratação do corpo docente.

Projeto pedagógico inovador
O pró-reitor de Graduação, professor Ronei Ximenes Martins, explica que o projeto pedagógico do novo campus é inovador. “O mote do novo campus é a inovação. Durante o bacharelado interdisciplinar, os estudantes poderão desenvolver seus projetos na incubadora e sair como empreendedores, para dar suporte a empresas da região e desenvolver novas tecnologias.”

Ao concluir o bacharelado, eles terão ainda a oportunidade de uma nova formação, obtendo, com mais dois anos de estudo, também o título de engenheiro nos cursos de Engenharia da UFLA, tanto nos oferecidos no campus de Lavras quanto nos que futuramente serão ofertados em São Sebastião do Paraíso. Por fim, também poderão cursar o mestrado profissional em Tecnologias para a Agroindústria, previsto para ser ofertado em Paraíso. 

Além do bacharelado interdisciplinar e do mestrado profissional, está prevista a oferta dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia de Software e Engenharia de Produção em São Sebastião do Paraíso.

O município foi considerado estratégico para a instalação do novo campus. A cidade está inserida em uma microrregião formada por 14 municípios que, juntos, somam 281 mil habitantes. Em um raio de 150 km da cidade, no estado de Minas Gerais, não há universidades federais instaladas. Além disso, as instituições públicas e privadas de ensino superior presentes na região ofertam menos de 13% das vagas na área de atuação escolhida pela UFLA. 

A região também se destaca pela proximidade com cidades do interior do estado de São Paulo com forte expansão e desenvolvimento, bem como pela ênfase da economia no agronegócio, área de atuação em que a UFLA possui experiência e tradição em ensino, pesquisa e extensão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...