Pular para o conteúdo principal

I AFRO EMPREENDEDORAS: EVENTO POTENCIALIZA MULHERES QUE BUSCAM CRIAR NOVAS FONTES DE RENDA


O dia 25 de julho marca o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. No Brasil, o dia também é uma homenagem à Tereza de Benguela, líder quilombola que se tornou rainha, resistindo bravamente à escravidão por duas décadas. A data traz à tona a luta da mulher contra o feminicídio, as reformas que destroem os direitos do povo brasileiro, principalmente, das mulheres negras e por reparações à comunidade negra.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 2020, das 23,7 milhões de pessoas entre 15 e 29 anos que não estudam e não concluíram o ensino superior, 15,6 milhões são pretas ou pardas. Os dados apontam que encontrar um trabalho é mais difícil para os jovens e um desafio ainda maior para as mulheres negras e pardas do país.

A disparidade no ensino afeta diretamente o desempenho no mercado de trabalho, que naturalmente afeta a subsistência de diversas mulheres, mães e líderes familiares. Pensando nesta realidade, o Núcleo de Diversidade do Grupo Unis, em Varginha, em parceria com Cesul Lab, Higor Paz Advogados e Câmara Municipal de Varginha, idealizou o evento Afro Empreendedoras, que acontece no dia 24 de julho.

Com transmissão pelo YouTube, o objetivo do evento é responder às principais dúvidas e potencializar o crescimento de mulheres que buscam empreender e criar novas fontes de renda. Além disso, incentivar mulheres pretas a transformar suas realidades por meio de estratégias de sobrevivência, gerenciamento de tempo, psicologia, economia familiar, apresentação pessoal, negociação, dicas para elaborar um pitch de sucesso, networking e workshops entre outros temas.

Após a roda de conversa de cases de sucesso de mulheres empreendedoras do ecossistema local, será realizada uma apresentação de pitch, para incentivar e motivar as participantes a continuar com espírito empreendedor, idealizando novas estratégias de negócio. O pitch será lançado no final do evento nas redes sociais do Unis e da Câmara Municipal de Varginha, a fim de alcançar todas as mulheres que desejam empreender e desenvolver suas habilidades empreendedoras.

No decorrer do evento, teremos ainda histórias de inspiração, motivação, sucesso e saberemos como funciona o empreendedorismo em diferentes segmentos.

O Núcleo de Diversidade do Grupo Unis agradece aos parceiros: Cesul Lab, Higor Paz Advogados, Câmara Municipal de Varginha, Chalfun Advogados, O Boticário, GRIPP Seguros, Dani Tristão, WeInvest e Merin Erin.

Programa Corporativa para Empreendedoras
No final do evento será divulgado pela Educação Corporativa um formulário de questões para que as mulheres interessadas em ter uma mentoria se cadastrem. Após as inscrições, a equipe organizadora do evento selecionará 10 mulheres para participarem do Programa Corporativa para Empreendedoras, onde serão oferecidas mentorias nas áreas de Marketing, Inovação, Jurídico, Empreendedorismo e Finanças.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...