Pular para o conteúdo principal

MAIS DE 2 ANOS APÓS SER INAUGURADO, IPHAN DIZ QUE OBRA DO BANHEIRO PÚBLICO DE LAVRAS É IRREGULAR

Prefeitura alega que, se necessário, irá retirar equipamento do local

A instalação de um banheiro público na região central de Lavras é uma reivindicação antiga na cidade, tendo sido citada e também alvo de requerimentos de parlamentares lavrenses em diversas legislaturas, inclusive sendo mencionadas em matérias de jornais. 

Em fevereiro de 2019, a administração do prefeito José Cherem (PSD), enfim, implantou o banheiro público com duas cabines (masculino e feminino) atrás da banca de jornais localizada ao redor da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, na Praça Dr. Augusto Silva, no Centro.

O banheiro público funciona de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h, e no sábado entre 8h e 12h e um funcionário da prefeitura realiza a manutenção diária dos equipamentos sanitários. O local conta com instalações sanitárias convencionais e a tubulação é ligada a rede de esgoto.

Ocorre que somente agora, em abril deste ano, fiscais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) estiveram em Lavras fazendo um trabalho de rotina, segundo informações da assessoria da Prefeitura, quando foi constatada a irregularidade na instalação do banheiro público e na construção da rede de esgoto, no entorno da Igreja.

A redação do Blog O Corvo-Veloz entrou em contato com a assessoria de comunicação do Instituto, que por meio da Superintendência do órgão em Minas Gerais confirmou que "a prefeitura de Lavras/MG foi autuada porque as obras foram executadas sem aprovação do IPHAN."

Ainda segundo a assessoria do Instituto, "a Igreja de Rosário é o único bem tombado pelo Iphan na cidade de Lavras/MG, por isso é obrigação legal do Iphan fiscalizar e promover a preservação deste bem; assim como analisar e autorizar intervenções nele e em seu entorno."

Procurada, a Diretoria de Comunicação Social da Prefeitura de Lavras afirmou que "caso seja necessário, o banheiro será retirado do local." Destacou ainda, que "a multa corresponde a 50% do valor do bem instalado."

A nota da Prefeitura de Lavras conclui dizendo que "a prefeita de Lavras, Jussara Menicucci, agendará uma reunião com o representante do IPHAN, em Tiradentes, para tratar do assunto."

*Por Sebastião Filho

Comentários

Anônimo disse…
Aqui em Lavras parece circo, nada vai adiante, cidade só retrocede.
Esse banheiro mais da metade da população nem sabe que ele existe de tão escondido que ficou. Cuidar de um patrimônio tudo bem , jogar dinheiro do povo no lixo tudo bem também.
Anônimo disse…
mais de 2 anos depois, eis que o iphan percebeu que lavras existe, que existe uma igreja e que existe um banheiro??? estranho heim

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...