Pular para o conteúdo principal

MUNICÍPIOS TRANSFORMAM A ILUMINAÇÃO PÚBLICA A PARTIR DAS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS

O município de Ribeirão das Neves foi pioneiro na região metropolitana de Belo Horizonte e hoje é modelo para outras administrações

Receber representantes de outros municípios interessados no modelo de gestão da iluminação pública, sejam mineiros sejam de outros estados, tem sido uma constante para a prefeitura de Ribeirão das Neves. Na última quinta-feira, dia 22, foi a vez do município de Santana de Pirapama, que na figura do seu vice-prefeito, Jandir Araújo, esteve na cidade para conhecer as instalações da concessionária IP Minas – formada pelas empresas Quantum Engenharia e Fortnort –, que é responsável pelo processo de modernização do sistema.


Acompanhado pelo secretário de Administração de Ribeirão das Neves, Tulio Raposo, e pelo secretário Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte, Leinilson Marcos Barbosa, o vice-prefeito Jandir Araújo foi recebido pelo gerente da IP Minas, Jolimar Costalonga Grancer, que ficou encarregado de apresentar o projeto que vem sendo implantado no município nevense.

No entanto, antes do projeto em si, o despertar do interesse de outros municípios já começa pela forma de contratação dos serviços, que envolve uma parceria público-privada (PPP). A prefeitura de Ribeirão das Neves foi pioneira na região metropolitana de Belo Horizonte ao investir no modelo que hoje está em franca expansão em todo país.

Conforme informações publicadas na segunda edição do Panorama Setorial da Iluminação Pública Privada, divulgada pela Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Iluminação Pública (ABCIP), o mercado brasileiro tem contratado para os próximos anos investimentos na ordem de R$ 18 bilhões, isso por meio de concessões e parcerias público-privadas.

Para as administrações municipais, as principais vantagens são a capacidade de modernizar o sistema com tecnologia de ponta, reduzir de forma expressiva o consumo de energia e aprimorar os serviços de manutenção e de atendimento à população com o sistema de telegestão, que permite monitoramento remoto em tempo integral. Tudo isso, sem onerar o orçamento municipal. Esse é o grande diferencial: fazer mais, em menos tempo, e sem comprometer recursos que são indispensáveis para outras áreas de grande prioridade para a população.

Os benefícios para o cidadão também não param por aí. Sendo um importante quesito no conceito de cidades inteligentes, uma parte importante no processo de modernização da iluminação pública consiste na substituição das antigas lâmpadas de vapor de metal por equipamentos de LED. A luz branca emitida pelo LED aumenta a percepção visual e torna o ambiente muito mais claro, como explica o gerente da IP Minas, Jolimar Grancer.

“As luminárias de LED levam mais segurança à população. As vias ficam mais seguras para motoristas e pedestres, os parques e praças se tornam mais atrativos para o lazer das famílias, a cidade como um todo ganha muito mais qualidade de vida. Sem contar com a economia de energia superior a 50% e o impacto mínimo sobre o meio ambiente, se comparado às antigas lâmpadas”, destaca.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...