Pular para o conteúdo principal

PRESIDENTE DA FIEMG FALA SOBRE DESENVOLVIMENTO REGIONAL EM ENCONTRO DE GESTORES MUNICIPAIS DO CENTRO-OESTE


O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Eduardo Soares, participou do Encontro com Gestores Municipais do Centro-Oeste Mineiro, realizado na manhã do último dia, na sede da Associação Mineira dos Municípios da Microrregião do Vale do Itapecerica (AMVI). 

O líder empresarial falou sobre desenvolvimento regional, ao lado do prefeito de Itapecerica e presidente da AMVI, Wirley Reis, do presidente da Associação Mineira dos Municípios (AMM) e vice-presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Julvan Lacerda e do presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Vale do Itapecerica e prefeito de Carmo do Cajuru, Edson Vilela.

Dentre as pautas discutidas estavam as dívidas da saúde com os municípios da região, a conclusão do Hospital Regional, o Projeto Destrava 853 do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e ações e estratégias com foco no desenvolvimento econômico e social do Centro-Oeste.

Em seu pronunciamento, o presidente da AMVI falou da importância da união das entidades e do Poder Público para discutir assuntos de interesse dos municípios, com intuito de promover qualidade de vida do cidadão. “Estamos aqui pra sermos parceiros nessa luta, unidos através das associações, para cobrar das lideranças ações pelo desenvolvimento da região”, enfatizou Wirley Reis.

O presidente do CISVI, Edson Vilela, falou da necessidade de colocar o Centro-Oeste em lugar de destaque na economia de Minas. “Estamos ficando pra trás em termos de desenvolvimento, mas podemos resgatar a pujança da nossa região, usar nossa experiência para alavancar outros municípios e transforma a realidade dos nossos munícipes”, destacou.

O presidente da CNM, Julvan Lacerda, destacou a importância da aproximação das associações com os vereadores e prefeitos dos municípios com intuito de fortalecer as associações e defendeu uma maior qualificação da gestão pública. “A entidade precisa ter uma voz segura para falar em nome dos municípios. Precisamos buscar a qualificação da gestão pública, preparar os municípios para que tenham competência para aplicar bem os recursos que vierem”, pontuou.

Com foco no desenvolvimento, o presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, citou as vantagens da criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Divinópolis (COMDES), instituído em novembro do ano passado e que representa a modernização do modelo de gestão. “O Conselho é um órgão colegiado consultivo e deliberativo, de assessoramento ao Poder Executivo Municipal e que ouve a voz da cidade, já que têm representantes de todos os segmentos da sociedade”, explicou.

O presidente da FIEMG destacou também a importância da união das cidades do Centro-Oeste mineiro na busca por soluções para questões como os marcos regulatórios, infraestrutura, logística de transporte, inovações tecnológicas, novas ofertas energéticas como o gasoduto e atenção às quentões ambientais. “São fatores que precisam ser priorizadas pelos nossos gestores públicos e que impulsionam o desenvolvimento, aumentando a competitividade das nossas indústrias”, destacou.

Eduardo Soares adiantou ainda que será desenvolvido um levantamento com diversos municípios do Centro-Oeste, com intuito de apresentar um diagnóstico de potencialidades que podem ser desenvolvidas para atração de novas empresas. “Nosso objetivo é que Divinópolis e região seja destaque no fornecimento de serviços de alta complexidade para as cadeias produtivas e que seja referência pela gestão pública fluida, digital, tecnológica e em favor da ambiência de negócios”, enfatizou o líder empresarial.

*Com Gracielle Castro, da FIEMG Regional Centro-Oeste

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...