Pular para o conteúdo principal

CÂMARA ABRE COMISSÃO PROCESSANTE PARA INVESTIGAR POSSÍVEL QUEBRA DE DECORO DE PREFEITO DE TRÊS CORAÇÕES

Comissão tem o prazo de até 90 dias para reunir provas e documentos. Conforme a denúncia, Gordo Dentista (PSD) teria ameaçado e ofendido os vereadores
Câmara vai investigar possível ameaça do prefeito Gordo Dentista (PSD) aos vereadores de Três Corações

A Câmara Municipal abriu uma Comissão Processante para investigar a postura do prefeito de Três Corações, Gordo Dentista (PSD), por possível quebra de decoro. A comissão tem o prazo de até 90 dias para reunir provas e documentos. Com forme a denúncia, o prefeito teria ameaçado e ofendido os vereadores. Ele não quis se manifestar sobre o caso.

A denúncia partiu do presidente do Legislativo, Fabiano Jerônimo (PTB). A comissão foi aberta na sessão de segunda-feira, dia 9, e tem um prazo de até 90 dias para reunir provas, documentos e relatórios de apuração, acusação e defesa.

A comissão sorteada para fazer as investigações será formada por: Weverton Aguiar Expedito (Presidente), José Maria de Lacerda (Relator) e Carlos Eduardo Silva de Oliveira (Membro).

Abertura da CP
Durante a sessão ordinária em que a Comissão Processante foi aberta, foram lidos e exibidos trechos de áudios e relatórios em que o prefeito teria ofendido e ameaçado os vereadores.

“Você podia falar no plenário pra mim, pra essa cambada de ...., que se quiser votar o projeto, vota. Se não quiser, vai pra .... E se vier com negócio de emenda eu não vou sancionar, eu vou vetar”, teria sido dito o prefeito em um áudio exibido na reunião.

O áudio foi cedido pela Câmara de Vereadores de Três Corações e está anexado na denúncia feita pelo presidente do Legislativo.

Segundo ele, este, foi apenas um trecho de vários outros áudios que vem recebendo desde o fim do ano passado do prefeito.

“[Ele ameaça dizendo] ‘Se vocês não aprovarem esse projeto, eu não aceito emenda, o empresário não vai investir na cidade’. É prerrogativa do vereador, no exercício da sua função, emendar projeto, pedir estudo do projeto. Nós não podemos aceitar esse tipo de comportamento, porque o Legislativo é independente”, falou o presidente Fabiano Jerônimo.

O presidente da câmara revela que existem mais áudios parecidos circularam na internet. Alguns, publicados pelo próprio prefeito.

“Vereador sem prefeito não sai nem de casa, vocês vão apanhar até aprender”, teria dito o prefeito em outro áudio.

“Não foi surpresa o recebimento dessa denúncia, porque desde após a eleição acontecem algumas questões assim meio desagradáveis, alguns áudios, algumas questões que já vinham acontecendo desde então”, falou o vereador Weverton Aguiar Expedito.

Para o presidente da Câmara, esse material com conteúdo que ofende a conduta e até ameaça alguns vereadores, não condiz com a postura que um prefeito deve ter.

Todos os detalhes estão publicados na íntegra no canal oficial da Câmara nas redes sociais. A sessão durou três horas e foi aceita por unanimidade.

“Nós vereadores, desde janeiro, estamos tentando a harmonia, mas o chefe do poder Executivo é muito centralizador, ele não ouve as pessoas. Nesses últimos meses, alguns vereadores estavam aproximando, mas infelizmente é muito difícil ter o diálogo com o atual prefeito”, comentou o presidente da Câmara.

“Após o recebimento da denúncia, foi feita a leitura, nós tivemos o sorteio. Após o sorteio, nós nos reunimos e ficou decidido que eu seria o presidente, o vereador Lacerda o relator e o vereador Carlos Eduardo um membro da comissão”, disse o vereador Weverton.

O que diz a prefeitura
A assessoria da Prefeitura de Três Corações enviou uma nota informando que o prefeito recebeu com tranquilidade a notícia da denúncia apresentada na reunião da Câmara Municipal.

A nota também diz que a equipe de governo se reuniu nesta terça-feira, dia 10, para analisar o caso e irá se manifestar no momento oportuno e que confia no trabalho da Comissão Processante formada pelos vereadores.

*Por EPTV Sul de Minas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...