Pular para o conteúdo principal

PROJETO DA AMM E SEBRAE DEBATE O DESENVOLVIMENTO DO TURISMO NA MACRORREGIÃO SUL DE MINAS

Em Boa Esperança, “AMM nos municípios” volta a levar capacitação ao interior do estado, seguindo todos os protocolos necessários da onda verde do Minas Consciente

Boa Esperança, na macrorregião Sul de Minas Gerais, será anfitriã do primeiro “AMM nos Municípios – AMM e Sebrae: juntos pelo desenvolvimento das cidades”, no dia 20 de agosto, próxima sexta-feira, das 8h às 17h, no Espaço de Eventos Villa Minas. O evento seguirá, rigorosamente, todos os protocolos sanitários da onde verde em que se encontra a região. 

A nova fase do projeto Desenvolve Minas Gerais, parceria entre a AMM e o Sebrae, debaterá o desenvolvimento das cidades nas dez macrorregiões do estado. O foco deste primeiro encontro será o fomento do turismo.

O presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Julvan Lacerda, reforça que Boa Esperança é um dos municípios que está na onda verde do “Minas Consciente” e, com isso, torna-se um ambiente seguro para a realização do evento. 

“Estávamos ansiosos para voltar a promover os encontros presenciais dentro do projeto Desenvolve Minas Gerais, mas era preciso aguardar o momento certo, pensando sempre na saúde da população. Este evento, e todos os outros em parceria com o Sebrae, tem o objetivo de levar capacitação e informação relevantes para a promoção do desenvolvimento dos municípios e, em Boa Esperança, trata-se, sobretudo, do investimento no turismo, devido ao potencial da região”, ressaltou. “Capacitar, qualificar, criar oportunidades, debater ideias e projetos para melhorar a gestão nos municípios estarão sempre na nossa pauta”, finalizou Julvan.

Impactos
Mais de 90% dos pequenos negócios do Turismo sofrem com a queda do faturamento, como mostra a 11ª edição da pesquisa Impactos do coronavírus nos pequenos negócios, feita pelo Sebrae, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), entre os dias 26 de maio e 1º de junho.

De acordo com o estudo, o faturamento do setor caiu 68% no período, resultado pior que o registrado em março deste ano, quando houve queda de 59%. “Precisamos pensar em políticas públicas municipais e regionais que criem melhores oportunidades de acesso a crédito, entre outras ações que incentivem os empreendedores a investirem em seus negócios, gerando renda e desenvolvimento para os municípios de Boa Esperança e de toda a macrorregião Sul de Minas Gerais”, afirma João Cruz Reis Filho, diretor técnico do Sebrae Minas.

Programação
No evento, o prefeito de Boa Esperança e 2º tesoureiro da AMM, Hideraldo Henrique, falará sobre a “A transformação da cidade em destino turístico”, apresentando o trabalho feito na sua gestão à frente do município. “O turismo é hoje uma das principais fontes de emprego e renda e Minas Gerais. É de suma importância esse projeto da AMM e do Sebrae para fomentar os projetos locais, quando vamos debater idéias, trocar experiências e mostrar o potencial de cada região”, afirmou o prefeito.

Ao longo do dia, especialistas técnicos das entidades parceiras e prefeitos apresentarão palestras e cases, como: “Momento TCU: Programa Nacional de Prevenção à Corrupção”; “Reinventando o turismo: economia criativa, inovadora e humanizada”; “O papel do município na implantação das políticas públicas de turismo para geração de emprego e renda”; além do painel sobre “Cidade Empreendedora” e dos cases “Transformação municipal na prática: dos servidores aos empreendedores”, “A educação como instrumento para o desenvolvimento econômico”, “Juro zero como fomento para o desenvolvimento empresarial” e “Estudos estratégicos para o desenvolvimento econômico de municípios (macrorregião sul)”.

Confira a programação completa aqui.

Desenvolve Minas Gerais
O projeto Desenvolve Minas Gerais faz parte de convênio celebrado em 2019 entre a AMM e o Sebrae, durante o Delta Fórum – Encontro de Desenvolvimento Econômico para Lideranças e Territórios. O principal objetivo do projeto é criar estratégias para o desenvolvimento local com a mobilização do poder público, iniciativa privada e o terceiro setor, criando condições favoráveis de sobrevivência dos pequenos negócios, que são fonte de trabalho e renda para milhões de pessoas em todos os 853 municípios do Estado.

O projeto já realizou dezesseis edições virtuais do “AMM nos Municípios – Encontro Online nas Microrregionais”. Também foi realizado o “AMM e Sebrae para prefeitos empreendedores”, com nove webnários que debateram o empreendedorismo nos municípios nas regiões do Sebrae em Minas Gerais.

Vários cursos e mentorias de qualificação estão sendo realizados desde 2020, capacitando milhares de servidores públicos em todo o estado com temas relevantes para as gestões das prefeituras e o desenvolvimento local.

Parceiros
O Desenvolve Minas Gerais com a parceria do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Tribunal de Contas da União (TCU), Confederação Nacional de Municípios (CNM), Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt) e Conselho Regional de Engenharia (Crea-MG); todos juntos em estratégias para o desenvolvimento econômico local.

Mais informações e inscrições aqui.

SERVIÇO

  • Projeto Desenvolve Minas Gerais
  • AMM nos Municípios – AMM e Sebrae juntos pelo desenvolvimento das cidades
  • Data: 20 de agosto | Sexta-feira
  • Horário: das 8h às 17h
  • Local: Espaço de Eventos Villa Minas
  • Boa Esperança/MG
*Com informações da assessoria da AMM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...