Pular para o conteúdo principal

USO DE LED GARANTE EFICIÊNCIA NA ILUMINAÇÃO DE CAMPOS DE FUTEBOL E QUADRAS ESPORTIVAS EM NEVES

Um ambiente inadequado prejudica o rendimento dos atletas e desestimula a prática de exercícios
Campo de Futebol do Metropolitano de Ribeirão das Neves

Na hora de projetar ou escolher um espaço para praticar esportes, a iluminação adequada é fundamental. Para se ter uma ideia, até a modalidade esportiva que será praticada no local influencia no planejamento. Um refletor mal colocado é capaz de acabar com muitas jogadas em um jogo de vôlei, assim como um campo de futebol exige mais pontos de luz que uma quadra de tênis. O desafio é garantir um ambiente com iluminação uniforme, que não ofusque a visão e produza o mínimo de sombras possível.

De acordo com Jolimar Costalonga Grancer, gerente da concessionária IP Minas – formada pelas empresas Quantum Engenharia e Fortnort – uma boa iluminação leva em conta o contraste produzido pela luz, a ausência de ofuscamento, a visibilidade, o estado de adaptação e conforto do olho, o tamanho dos objetos em quadra e a velocidade na qual o esporte é praticado. “A regra mais importante, no entanto, é observar se a iluminação cobre toda a área da quadra”, explica.

Responsável pela iluminação de cinco campos de futebol na cidade mineira de Ribeirão das Neves, onde a IP Minas é encarregada do sistema, Grancer explica que o sucesso do projeto depende ainda de outros detalhes, como a temperatura da cor produzida pelos equipamentos. Luzes brancas e frias, como as LEDs, são as mais indicadas no ambiente esportivo porque proporcionam um clima estimulante. Já as cores mais quentes, como as amareladas ou avermelhadas, deixam as pessoas mais relaxadas. A regra vale para as quadras, corredores e até vestiários.

Iluminação e visibilidade nas quadras esportivas
Alguma vez você olhou diretamente para uma luz e sua visão ficou turva ou cega temporariamente? Esse fenômeno é conhecido como ofuscamento. Jolimar Grancer explica que, para não prejudicar o desempenho dos atletas e a visão dos espectadores, a iluminação de espaços esportivos deve ter um índice de ofuscamento unificado (UGR) de, no máximo, 22. Também é importante observar a quantidade de luz responsável por cobrir a superfície do local.

“A iluminância, como é conhecido este fator, é medida pela unidade denominada lux (LX). Assim, a medida para quadras esportivas deve ser de 300 LX no plano horizontal, mas pode variar conforme o esporte praticado”, destaca.

Não menos importante, a escolha dos refletores para a iluminação de quadras esportivas deve levar em conta a potência e o material. O gerente da IP Minas esclarece que a potência é definida a partir da quantidade de luz necessária por quadra. Em relação ao material, considerando fatores como vida útil superior a outros modelos de refletores e consumo reduzido de energia, o mais indicado é utilizar a moderna tecnologia LED.

“A quantidade e a distância ideal de postes de luz serão definidas no projeto luminotécnico. Assim como a quantidade de refletores por poste. Pode até parecer simples, mas o uso de pouca luz ou ainda uma iluminação muito forte pode gerar diversos problemas, como acidentes e cansaço nos olhos”, conclui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...