Pular para o conteúdo principal

CINE DRIVE-IN DA MOSTRA TIRADENTES FOI UM SUCESSO

Ao longo de cinco dias, o evento garantiu diversão com segurança e exibiu gratuitamente oito filmes
Projeção do filme Titãs – A vida até parece uma festa

Chega de saudades! A 24a Mostra de Cinema de Tiradentes, maior evento do cinema brasileiro em formação, reflexão, exibição e difusão, retornou à cidade histórica mineira e realizou, entre os dias 3 e 7 de setembro, o Cine Drive-In Tiradentes. O evento promoveu sessões diárias gratuitas de premiadas produções nacionais.

A programação contou com uma seleção especial de oito filmes premiados (quatro longas-metragens e quatro curtas, puderam ser vistos, ou revistos na tela grande, a céu aberto, na estrutura montada no estacionamento localizado na Av. Governador Israel Pinheiro, s/n° (ao lado da Pousada Pequena Tiradentes).

Foram exibidos os filmes Titãs - A vida até parece uma festa, direção de Oscar Rodrigues Alves, Branco Mello (vencedor do Júri Popular da 12a Mostra Tiradentes); No Coração do Mundo, direção de Maurílio Martins, Gabriel Martins (da produtora mineira Filmes de Plástico, homenageada na 13a Mostra CineBH); O dia do Galo, direção de Cris Azzi e Luiz Felipe Fernandes (vencedor do Júri Popular da 18a Mostra de Cinema de Tiradentes); O Cemitério das almas perdidas, direção de Rodrigo Aragão, filme de terror que foi um sucesso na versão online da 24a Mostra Tiradentes; e os curtas De Castigo, direção de Helena Ungaretti; Traz Outro Amigo Também, direção de Federico Cabral; Vida Maria, de Márcio Ramos; e L, de Thaís Fujinaga.

Com capacidade de 68 veículos/dia, o Cine Drive-In Tiradentes teve um público estimado de 700 pessoas, que puderam vivenciar uma experiência única e curtir as produções com todo conforto e segurança, atendimento de garçom com comes e bebes, combos de pipoca e bomboniere, sem precisar sair do carro.

Para Raquel Hallak, CEO da Universo Produção e Coordenadora Geral da Mostra de Cinema de Tiradentes "realizar o Cine Drive-In em Tiradentes representou uma iniciativa de compromisso com a cidade e com o cinema brasileiro num momento em que é necessário inovar e adaptar aos tempos de pandemia para fazer o cinema brasileiro circular, levar entretenimento com segurança para o público, manter o mundo em movimento e gerar desenvolvimento social, humano e econômico".

Aryanne Ribeiro, produtora cultural e vice-presidente do Conselho Estadual de Política Cultural de Minas Gerais foi para a cidade história especialmente para prestigiar o evento. “É a primeira vez que retorno a Tiradentes, depois de um ano e oito meses. Isso tem um significado muito grande para mim. Também porque é a primeira vez que assisto a um filme num Cine Drive-In”.

A iniciativa chamou a atenção dos moradores da região, conforme destacou Alexandre Ribeiro do Nascimento, que mora em Tiradentes há algum tempo. Ele ficou sabendo do Cine Drive-In pela página do Facebook da Mostra de Cinema e resolveu participar. “Quase nunca vou ao cinema, mas todas as vezes que assisti filmes na Mostra Tiradentes me diverti bastante”.

Para Diego Bertoli, foi uma oportunidade especial para matar as saudades do cinema. “A experiência de assistir aos filmes no Cine Drive-In da Mostra Tiradentes foi muito boa, muito interessante. Achei muito organizado e me senti seguro para ir ao cinema dessa forma, mesmo ainda estando neste momento de pandemia. Depois de quase dois anos, poder voltar ao cinema de uma forma segura foi maravilhoso. Sou formado em Cinema, trabalho como editor de vídeo, tenho amor por filmes e estava com muita saudade de ir ao cinema novamente”.

Evento gerou empregos e movimentou a economia
Para a realização do Cine Drive-In da 24a Mostra de Cinema de Tiradentes, a Universo Produção, responsável pela idealização e realização do evento, elaborou um projeto cenográfico para execução de toda infraestrutura necessária ao funcionando do Drive-In que foi instalado no estacionamento localizado na Av. Governador Israel Pinheiro, s/n° (ao lado da Pousada Pequena Tiradentes), além do quiosque para a retirada das credenciais no Largo das Fôrras, praça principal da cidade histórica.

Foram contratadas 56 empresas que atuaram na prestação de serviço para Cine Drive-In da Mostra Tiradentes. Estima-se que foram gerados 500 empregos diretos e indiretos, mostrando que a cultura é bom negócio. 49 profissionais integraram a equipe de trabalho nas etapas de pré-produção, produção e desmontagem da estrutura.

16 veículos fizeram a cobertura jornalística diária do Cine Drive-In da 24a Mostra Tiradentes, incluindo quatro emissoras de rádio e duas emissoras de TV. A equipe comunicação da Mostra alimentou as redes sociais com conteúdos diários - registros de vídeos e fotografias - que estão disponíveis para consulta e acompanhamento de tudo que aconteceu no evento.

A Mostra de Cinema de Tiradentes é um empreendimento cultural consolidado que integra a indústria do entretenimento e da economia criativa, a que mais cresce no mundo. E o Cine Drive-In se revelou como uma opção de diversão com conforto e segurança para o público participante, respeitando os protocolos de saúde necessários devido a pandemia de Covid-19.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...