Pular para o conteúdo principal

PESQUISA INDICA PARA ONDE O SUL MINEIRO QUER VIAJAR NOS PRÓXIMOS MESES


O turismo foi um dos setores mais afetados pela pandemia de Covid-19, porém nos últimos dias as prefeituras começaram a liberação das atividades turísticas e eventos. Entendendo o Sul de Minas com grande potencial turístico, o Projeto Levante Sul de Minas, juntamente com o Grupo de Estudos Econômicos do Sul de Minas (GEESUL), e parceiros como Unis, Cesullab, Departamento de Pesquisa do Grupo Unis, SEHAV, Mochileiros de Minas, O que fazer Sul de Minas, prefeitura e SECULT de Três Pontas, secretaria de Turismo de Luminárias e de Itutinga, realizaram uma pesquisa sobre a intenção de viagem e turismo nos próximos seis meses.

A pesquisa, que ocorreu entre agosto e início de setembro deste ano, com participantes de 58 cidades, apontou que mais de 68% das pessoas pretendem fazer de 2 a 3 viagens nos próximos seis meses. Entre os casados, esse número aumenta para 73,4%. A duração da viagem é variável, entre 2 a 5 dias. A maior parte das pessoas vai viajar a lazer, e buscar contato com a natureza, e em geral não vai usar guia de turismo.

A organização da viagem está por conta própria ou através de familiares, já o deslocamento, preferencialmente será com carro próprio e vão se hospedar em hotéis ou pousadas, ou em casa de amigos ou parentes, se alimentando em bares, restaurantes ou lanchonetes.

O destino das viagens é bastante diverso, com destaque para cidades do litoral, capitais (SP e RJ), cidades com turismo religioso e apelo cultural ou místico. Cidades do Sul de Minas foram apontadas por apenas 23,66% das pessoas como destino da viagem.

Para o líder do Projeto Levante Sul de Minas e presidente do Grupo Unis, professor Stefano Barra Gazzola, a pesquisa contribui para, além de entender as preferências de viagem da população, propor um circuito turístico que explora a região sul-mineira como um todo. 

“A gente tem uma região muito rica que oferece turismo de todo tipo: gastronômico, natural e de fé, não podemos deixar essa beleza de lado. Temos que pensar circuitos turísticos que exploram a particularidade de cada cidade e integram toda a região, assim como é feito em outras partes do mundo”, afirmou o professor Stefano Barra Gazzola.

O coordenador da pesquisa, professor Guilherme Vivaldi, ressaltou que o material gerado pela pesquisa vai além da pesquisa de intenção de viagem, mostra também mapas com mais de 400 pontos turísticos da região, cadastrados pelo Levante Sul de Minas, e informações sobre empregabilidade do setor e sua importância para a região. Ainda segundo Guilherme, o resultado da pesquisa é positivo mostrando potencial de retomada das atividades turísticas na região, que trazem um encadeamento para demais setores, como alimentação, transporte e varejo em geral, estimulando a economia local.

Valorizar o turismo local é o objetivo desses parceiros que se unem para uma ação integrada, e a população é convidada a explorar os pontos turísticos e divulgar nossa região.

A pesquisa completa pode ser acessada clicando aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...