Pular para o conteúdo principal

POÇOS: FONTANÁRIOS RECEBEM PLACAS COM “QRCODE” INFORMANDO SOBRE A QUALIDADE DA ÁGUA


Agora, apenas com o uso do celular é possível ser informado sobre a qualidade da água nos fontanários monitorados pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) de Poços de Caldas, no Sul de Minas, que está instalando placas com “QRCode” nos locais passando a informação em tempo real das análises feitas pelo laboratório da autarquia.

O “QRCode” é um código de barras bidimensional, cuja sigla QR vem do termo em inglês “Quick Response” (Resposta Rápida) usados para dar acesso instantâneo a alguma informação e que pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera.

A iniciativa foi tomada em razão de atos de vandalismo que vinham danificando os quadros colocados habitualmente nos fontanários contendo os resultados das análises, prejudicando os usuários e trazendo prejuízos financeiros a autarquia.


Fontanários
Poços de Caldas conta hoje com 21 fontes de água natural, monitoradas e cloradas pelo DMAE. Algumas delas têm mais de meio século de existência, como a Fonte Monjolinho e a Fonte dos Amores. Em todas essas fontes onde boa parte da população capta água para consumo domiciliar é feita a limpeza, higienização e, na maioria dos casos, a cloração. Um servidor do DMAE lotado no laboratório faz a limpeza dos fontanários e as análises da água são feitas no laboratório da própria autarquia. Semanalmente é feita análise bacteriológica e, a cada três meses, análise físico-química.

A cloração é necessária para evitar a contaminação por coliformes. Ela é feita com pastilhas de hipoclorito de cálcio, depositadas nos cloradores que ficam na caixa de contato das fontes. Com exceção da Fonte do Monjolinho, os demais fontanários passam por esse processo.

A água da Fonte Monjolinho localizada na Praça Tiradentes (Cascatinha) tem natureza radioativa e ação diurética. Ela é classificada como água potável de mesa.

É recomendável que a água captada nas fontes seja consumida no prazo máximo de uma semana e os recipientes ou galões submetidos à limpeza com detergente ou água sanitária antes do uso, sendo depois bem lavados com água para tirar o excesso desses produtos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...