Pular para o conteúdo principal

SENAC APRESENTA PROGRAMAÇÃO DIVERSIFICADA NO FESTIVAL CULTURA & GASTRONOMIA DE TIRADENTES

Evento marcará comemoração dos cinco anos do Programa Primórdios da Cozinha Mineira na instituição
Ronei Peterson e Vani Pedrosa

Em sua 24ª edição, o Festival Cultura & Gastronomia de Tiradentes pode, mais uma vez, contar com a participação do Senac em sua programação, realizada neste ano de forma híbrida, de 18 a 26 de setembro. Parceiro desde a primeira edição do maior evento gastronômico de Minas, o Senac vai realizar gratuitamente oficinas, workshops, apresentará dicas e receitas dos chefs renomados da instituição. A programação on-line poderá ser conferida no Youtube do Fartura.

Este ano, a novidade fica por conta da programação que acontece durante a semana na unidade do Senac, que visa atender, principalmente, os empreendedores locais. Seguindo todos os protocolos sanitários necessários, os chefes executivos da instituição vão realizar três workshops gratuitos e presenciais com os seguintes temas: “O barro e a gastronomia – suas ligações históricas” (dia 21/09, às 10h), ministrado por Mauro César de Paula, “Biodiversidade na gastronomia - Tiradentes recebe Diamantina” (dia 22/09, às 10h), sob a condução de Luciano Avellar, e “A importância dos utensílios artesanais na gastronomia” (dia 22/09, às 13h), conduzido Ronie Peterson.

“O Festival é uma oportunidade de conversarmos sobre um assunto tão importante como a alimentação das pessoas, como isso tem um valor cultural e como podemos gerar novos e bons significados para nosso sistema alimentar, e valorizar toda uma cadeia, comenta Luciano Avellar.

Muita história pra contar
Com o objetivo de resgatar e dar novos usos a hábitos, técnicas e produtos alimentares dos primeiros colonizadores de Minas Gerais, o Senac abraçou, há cinco anos, a pesquisa Primórdios da Cozinha Mineira e a transformou em um programa educacional, com foco no desenvolvimento regional. A iniciativa não só desvenda a cultura gastronômica do estado como, também, gera renda e valor à cadeia produtiva, por meio da qualificação dos envolvidos e, consequentemente, a valorização e a potencialização dos produtos e serviços para o mercado.

Pensando nisso e na semelhança dos objetivos das ações, o Senac escolheu o Festival Cultura & Gastronomia de Tiradentes para celebrar os cinco anos de atuação do Primórdios na instituição. Vani Pedrosa, Especialista Educacional do Senac e responsável pelo programa, fala sobre o sentimento de comemorar essa data neste evento tão importante e tradicional: “o Festival é uma ação que conseguiu reunir a grandeza da gastronomia mineira. Desde o início escolheu um território histórico como Tiradentes e conseguiu dar uma visibilidade para a culinária do estado. O Senac é parte estruturante deste Festival, um aglutinador dos saberes da cozinha de Minas Gerais, então celebrar este marco nesta ocasião é muito especial”, finaliza.

Com início em 2016, o Programa ganhou outras regiões e já desenvolveu projetos entre as Serras da Piedade e o Caraça, que abrange as cidades mineiras de Santa Bárbara, Caeté, Catas Altas e Barão de Cocais; Maria da Fé, no Sul de Minas, em um trabalho de valorização do azeite produzido na região; nas Serras Alterosas da Mantiqueira, em Barbacena e, no fim de 2020, o programa chegou a Diamantina e, desde então, atua abordando a cultura gastronômica de cinco distritos da cidade.

Durante o processo, a equipe de pesquisadores do Senac atua com o objetivo de resgatar a história alimentar de origem, seus modos de fazer os pratos e usar ingredientes tradicionais, envolvendo toda a cadeia produtiva, por meio da qualificação, para fomentar o desenvolvimento das comunidades.

Para se atingir o objetivo principal da proposta, além dos pesquisadores, há a participação de chefes de cozinha; professores e alunos de gastronomia e das áreas de gestão e da qualidade do produto; além de outros apoiadores técnicos que exercem funções diferenciadas.

Oportunidade para alunos
De acordo com Adriano Vilhena, professor da Faculdade de Gastronomia do Senac em BH, neste ano a proposta do Senac foi levar ações mais objetivas e instigantes para a programação. “Vamos promover workshops com foco no resgate cultural gastronômico de Minas, apresentar dicas dos nossos chefs e contar com o apoio de 10 de nossos alunos do curso de Gastronomia, que vão auxiliar na preparação dos pratos e ter a oportunidade vivenciar um evento com o porte do Festival. Somos parceiros há muito tempo e continuamos com o foco de levar a educação no eixo da gastronomia de uma forma muito objetiva”, finaliza.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO SENAC NO FESTIVAL:

 

Dicas dos chefs 

 

Durante o evento, ficarão disponíveis no Youtube do Fartura  dicas dos chefs Luciano Avellar e Mauro Cesar de Paula. Tratam-se de vídeos curtos com orientações para facilitar o dia a dia na cozinha, conforme abaixo: 

·        Os cactos e suas variedades - riqueza das hortas mineiras – Chef Luciano Avellar 

·        Como usar corretamente o papel alumínio dentro da cozinha – Chef Mauro Cesar de Paula 

·        Como utilizar a panela de pressão como maior eficácia – Chef Luciano Avellar 

 

Receita do chef |Transmissão por meio do Youtube do Fartura  

 

Dia 19/09, às 13h: Língua com Quiabo da Lapa – Técnicas e sabores de quintal por Luciano Avelar – Chef de Cozinha Executivo do Senac. 

 

Empreendedorismo Gastronômico| Transmissão por meio do Youtube do Fartura  

 

·        Dia 18/09, às 10h: Dos Primórdios da Cozinha Mineira para o Futuro – low carb e dietas especiais   

Convidada: Vanilda Maria Fonseca Santos – Proprietária da Sano Pane 

Mediador: Luciano Avellar – Chef de Cozinha Executivo do Senac  

 

·        Dia 24/09, às 17h: Bolos Artísticos – Desafios do sabor regional   

Convidada: Djenane de Souza Guimarães – Proprietária da Sonho em Sabor 

Mediadora: Vani Maria Fonseca Pedrosa - Especialista Educacional do Senac  

 

Oficinas |Transmissão por meio do Youtube do Fartura   

 

Dia 18/09, às 15h: A memória gustativa como ingrediente 

Condução: Carolina Figueira da Costa e Marcus Monteiro - Professores da Faculdade Senac BH.  

 

Dia 18/09, às 16h: Bolinho de porco com pão de queijo  

Condução: Adriano Vilhena e Renato Lobato - Professores da Faculdade Senac BH. 

 

Dia 19/09, às 11h30: Feijão de capitão 

Condução: Adriano Vilhena - Professor da Faculdade Senac .  

Dia 19/09, às 15h: Cobu, tradição e possibilidades BH 

Condução: Renato Lobato - Professor da Faculdade Senac BH.  

 

Dia 23/09, às 9h: A simplicidade do artesanal  

Condução: Flavio Gomes,  Laudinei Tadeu do Carmo e Roberto Gonçalves - docentes do  Senac de Barbacena. 

 

Dia 23/09, às 10h: Cozinha Afetiva - A gastronomia como ferramenta de reaproximação  

Condução: Bruno de Oliveira Déde e Guilherme Ferreira -  Docentes do Senac de Barbacena  

 

Dia 23/09, às 14h: A simplicidade com requinte  

Condução: Flavio Gomes, Laudinei Tadeu do Carmo e Roberto Gonçalves - Docentes do Senac de Barbacena 

 

Dia 23/09, às 17h: Apresentação de pratos em eventos online 

Condução: Mauro César de Paula – Chef de Cozinha Executivo do Senac.  

 

Workshops presenciais: dias 22 e 23 - Senac em Tiradentes (rua São Francisco de Paula, 164 – Cascalho) e as inscrições podem ser feitas gratuitamente pela SymplaHaverá limite máximo de nove participantes por cada encontro. 

 

Festim Restaurante Pacco e Bacco    

Dia 25/09, às 20h: participação de Ronie Peterson - Chef Executivo do Senac; Gustavo Bacarinni - Pacco e Bacco e Kátia Barbosa - Rio de Janeiro.  Pago 

 

Serviço: 

Senac no Festival Cultura & Gastronomia de Tiradentes 

Data: 18 a 26/09 de 2021 

Atividades gratuitas 

Programação completa em www.farturabrasil.com.br 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...