Pular para o conteúdo principal

SINDIEMG VAI REALIZAR SEMINÁRIO DE PROMOÇÃO DE EXPORTAÇÕES DE POLO PIROTÉCNICO

Evento, que conta com o apoio da FIEMG, visa capacitar empresas para iniciar seus processos de internacionalização

O Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (SINDIEMG), com o apoio da Prefeitura de Santo Antônio do Monte, Marinha do Brasil e Exército Brasileiro, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico do Governo de Minas Gerais e da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), através do SENAI e do IEL, vai realizar o I Seminário de Promoção de Exportações do Polo Pirotécnico, no Centro-Oeste do Estado. 

O objetivo do evento é qualificar as empresas pirotécnicas do Polo para a exportação de fogos de artifício, sobretudo para o mercado externo, em especial o norte-americano.

Dados do SINDIEMG afirmam que o mercado internacional de fogos de artificio é praticamente dominado pelos fabricantes chineses, que concentram mais de 80% do mercado mundial. A maior parte das exportações da indústria mineira realizadas nos últimos 10 anos foi para apenas três países (Bolívia, Paraguai e Uruguai).

De acordo com o presidente do SINDIEMG, Magnaldo Geraldo Filho, essa participação ainda tímida da indústria pirotécnica mineira no comércio internacional motivou a realização do seminário, com intuito de capacitar as indústrias do Polo de Santo Antônio do Monte para buscarem oportunidades de negócios em outros países. 

“As oportunidades para exportação de fogos de artificio aos grandes países consumidores, como os Estados Unidos por exemplo, são gigantescas e podem representar um divisor de águas para o Polo Pirotécnico de Santo Antônio do Monte”, defendeu.

Segundo o coordenador do SINDIEMG, José Expedito do Amaral Júnior, para fazer a exportação de fogos de artificio é necessária adequação dos produtos às regras do país importador e atendimento às diretrizes internacionais para transporte. “É preciso criar um planejamento empresarial voltado para exportação por isso a importância desse seminário, que vai qualificar as empresas da região para que tenham acesso a informações suficientes para dar início a seus processos de internacionalização”, explicou.

Para o presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, Eduardo Soares, a FIEMG, através do SENAI e do IEL, cumprem seu papel de indutores do desenvolvimento. “A Federação está atenta às necessidades dos diversos segmentos industriais do nosso estado e, em parceria com o SINDIEMG, estamos trabalhando para fortalecer o Polo Pirotécnico de Santo Antônio do Monte, que é tão relevante na geração de empregos e renda para a região”, afirmou o líder empresarial.

O evento é gratuito e acontecerá no dia 14 de setembro, às 13h, na Câmara Municipal de Santo Antônio do Monte. As inscrições poderão ser feitas através do e-mail: contato@sindiemg.com.br ou pelo telefone: (37) 3281-2327. As vagas são limitadas.

*Com Gracielle Castro, da FIEMG Regional Centro-Oeste

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...