Pular para o conteúdo principal

INVESTIMENTOS DOS SETORES PÚBLICO E PRIVADO IMPULSIONAM O TURISMO DE OURO FINO

Localizada no sul de Minas Gerais, a cidade que fica a 3 horas da capital paulista, apostará no ecoturismo rural e de aventura

Minas Gerais conta com diversas opções de turismo que atraem visitantes de todo o país, seja pela sua história, costumes, gastronomia ou simplesmente pela natureza exuberante que proporciona momentos de aventura e contemplação. Localizada na região sul, entre montanhas e vales, Ouro Fino, uma das cidades mais antigas do Estado, receberá investimentos público e privado que totalizam R$ 16 milhões. 

O aporte, que visa fortalecer e transformar os destinos turísticos da região, irá melhorar serviços e apostar no ecoturismo rural e de aventura. 

De olho nas viagens de curta distância, tendência em todo o país devido o cenário da COVID-19, a cidade se desponta com seu roteiro exuberante, que favorece tanto Minas Gerais como São Paulo – ela fica a 3 horas da capital paulista.

Tranquila e com apenas 30 mil habitantes, Ouro Fino ficou famosa como a cidade do Menino da Porteira. Repleta de montanhas e matas preservadas, possui diversos atrativos ligados ao turismo ecológico e de esportes de aventura como canoagem, cavalgada, motocros, off-road, paraglider, pesca, trekking e trilhas de bike, aliás, a cidade realiza um dos mais importantes torneios de mountain bike do país, o Ouro Biker.

Com cerca de 50 bares e mais de 20 restaurantes, uma das principais novidades da cidade para as próximas semanas é a inauguração do sofisticado gastrobar Observatório. Apostando na alta gastronomia mineira e num ambiente acolhedor, a casa deve abrir as portas na segunda quinzena de outubro e marca o momento de otimismo que a cidade vive. 

“Nasci e cresci em Ouro Fino, quando me mudei para São Paulo, há 11 anos, para estudar e trabalhar, descobri um universo gastronômico que eu nunca tinha conhecido antes”, conta Neuber Ficher, proprietário do novo empreendimento.

“Sempre atuei em comunicação, mas em 2020 surgiu a oportunidade de locar o espaço do antigo Bar do Paulo, que fica no térreo do prédio onde funciona a sede da minha empresa em Ouro Fino. Nesse momento me veio a ideia de colocar em prática o que eu sempre sonhei para minha cidade, ter um ambiente gastronômico que valorize a tradicional culinária mineira e que traga para Ouro Fino a qualidade do serviço dos grandes restaurantes das capitais. Uma experiência única e inédita para a cidade e que desperte em outros empreendedores a vontade de investir em Ouro Fino e fazer dela uma cidade que tenha o melhor para seus habitantes e para os turistas”.


Segundo Cícero Braga, chefe do Departamento de Patrimônio, os investimentos estão por toda a parte. 

“Destaco a construção de um hotel fazenda no bairro Caneleiras, a construção de um condomínio de alto padrão, e um complexo turístico com lagos e restaurantes no distrito de São José do Mato Dentro. Nossa expectativa é que até dezembro de 2023 Ouro Fino possa receber anualmente mais 40 mil visitantes”. 

Ainda segundo Braga, a cidade investirá na instalação de novas placas de sinalização e outdoors para a orientação dos pontos turísticos, em eventos culturais como shows e exposições, atividades esportivas e de aventura como futebol, rafting e canoagem, na criação de 20 km de trilha destinada ao turismo religioso, além da construção de um portal e quiosques que serão instalados na Cachoeira do Taboão. 

Está também nos planos da prefeitura, a construção de um dec elevado entre o terceiro e quarto lago, que contará com quiosques, stand up padle, tirolesa, pedalinho, arborismo e trilhas, além de uma mini cervejaria. Boa parte dessas novidades estará disponível para os visitantes até fevereiro de 2022.

Ouro Fino possui na sua entrada uma estátua com mais de 8 metros de altura do Menino da Porteira, além de outros monumentos que fazem alusão a canção de Teddy Vieira, que ficou eternizada na voz de Sérgio Reis. Vale lembrar que a cidade é parte integrante do Caminho da Fé, um roteiro que liga a cidade de Águas da Prata, em SP, a Aparecida do Norte, uma versão brasileira do Caminho de Santiago de Compostela.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...