Pular para o conteúdo principal

PLANO MUNICIPAL DE PREVENÇÃO À CRIMINALIDADE É LANÇADO EM ALFENAS


O município de Alfenas, no Sul de Minas, recebeu nesta quinta-feira, dia 30, o Plano Municipal de Prevenção à Criminalidade, em cerimônia na Praça Getúlio Vargas. O plano é uma das ações do Governo do Estado, por meio da Subsecretaria de Prevenção à Criminalidade, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), que, em parceria com as prefeituras municipais, visa contribuir para a criação e o fortalecimento de políticas públicas direcionadas à redução e prevenção da criminalidade e das violências. 

Durante o evento, foi entregue ao presidente da Câmara de Vereadores de Alfenas, Jaime Daniel, a minuta do projeto de lei que irá instituir o Plano como lei municipal.


Ele foi desenvolvido em parceria com a Comissão Municipal de Prevenção à Criminalidade de Alfenas, com a Rede de Proteção à Mulher e a Rede de Juventude. Houve também a preocupação em considerar as percepções e demandas dos moradores. Para isso, a cidade de Alfenas foi dividida em quatro territórios — Norte, Sul, Leste e Oeste — e, a partir destes, foram realizadas dez reuniões territoriais que alcançaram 133 moradores. Também foram desenvolvidas reuniões temáticas com a juventude, a partir de quatro encontros.

O prefeito do município, Luiz Antônio Silva, ressaltou que a violência, especialmente nas cidades do interior, é um problema social. “O investimento em infraestrutura ajuda na melhoria dos índices de criminalidade. Com ações diárias conquistamos os melhores índices de segurança dos últimos vinte anos, reduzimos em 80% a violência. Isso é resultado das ações de Inteligência, preventivas e sociais, principalmente. Não fazemos política pública de segurança com violência, prevenimos e cuidamos das pessoas.", afirmou o prefeito.

Histórico
O lançamento do Plano marca a conclusão da terceira etapa do Programa Selo Prevenção Minas, cujas atividades tiveram início no município de Alfenas em novembro de 2019, a partir do Termo de Cooperação Técnica Nº 21/2019, e teve como uma de suas propostas o desenvolvimento do Plano Municipal em questão. Alfenas foi o primeiro município de Minas Gerais a ser contemplado com o Programa Selo Prevenção Minas.

A construção do Plano, por sua vez, iniciou-se em novembro de 2020, a partir da finalização e entrega do Diagnóstico Municipal de Segurança Cidadã de Alfenas. Ele foi desenvolvido com o objetivo de propor respostas aos principais desafios locais identificados. Buscou-se, assim, definir as diretrizes, ações e metas que guiarão a atuação da prefeitura de Alfenas na área da Segurança Pública durante os próximos dez anos.

"Ontem (29/9), o MJSP anunciou Minas Gerais como o estado mais seguro para se viver do país. É uma alegria muito grande esse marco, o que é uma conquista não só das forças de segurança, mas de todos. A vida não acontece no estado, mas nos municípios é que acontece a vida real, vivida por cada um de nós, população, que vivencia os problemas, as soluções e as conquistas. O Programa Selo Prevenção Minas é a consolidação dessa vida real”, ressaltou a subsecretária de Prevenção à Criminalidade, Andreza Rafaela Meneghin.

Segundo ela, não se constrói ações de segurança pública e de prevenção à criminalidade sem ouvir a população. Andreza Rafaela enfatizou que o fator fundamental para a implementação desse programa em Alfenas foi a possibilidade de encontrar na cidade um campo fértil de pessoas e instituições e a população disposta a construir soluções conjuntas.

“O Plano Municipal lançado hoje (30/9) é a consolidação de soluções que a população, que cada região de Alfenas, que cada participante dentro da comissão de prevenção, dos grupos de moradores apresentou junto conosco para os problemas levantados. O Plano tem tudo para dar certo, porque é um plano possível de ser executado, pois foi construído ouvindo a população, com soluções factíveis, realistas e efetivas no enfrentamento à violência e na prevenção à criminalidade”, finalizou.

Participantes
A ação foi destinada aos membros da Prefeitura Municipal; Guarda Municipal; Secretarias Municipais de Defesa Social, Ação Social, Saúde, Educação, Desenvolvimento Econômico e Desenvolvimento Urbano; vereadores de Alfenas; Redes de Proteção à Mulher e Rede da Juventude de Alfenas; representantes da Sociedade Civil, incluindo participantes das Reuniões Territoriais realizadas para desenvolvimento do Plano; Polícia Militar; Polícia Civil; Tribunal de Justiça; Ministério Público; Defensoria Pública; Presídio de Alfenas; Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consepa); Universidade Federal de Alfenas (Unifal), Unifenas; Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH); Corpo de Bombeiros Militar; Polícia Penal; Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) e outras instituições locais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...