Pular para o conteúdo principal

TCE REALIZA EVENTO COM CONTROLADORES INTERNOS NO SUL DE MINAS


A equipe do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) se encontrou hoje, 06 de outubro, presencialmente, com os controladores dos municípios do Sul de Minas para realizar mais um Treinamento do Fortalecimento do Controle Interno. A Câmara Municipal da cidade de Pouso Alegre recebeu os 147 participantes do evento, vindos de 59 municípios vizinhos.

Na cerimônia de abertura o chefe de gabinete da Presidência, Carlos Alberto Pavan, que representou o presidente do TCEMG, Mauri Torres, falou da velha parceria do município nos eventos de capacitação promovidos pela Corte de Contas. 

Pavan ressaltou que a sociedade pós pandemia mudou e agora ela exige mais eficiência e eficácia na gestão pública, ela cobra mais qualidade nos serviços públicos prestados. 

Ele explicou que foi este o pensamento que levou o Tribunal de Contas a planejar e agora retomar seus treinamentos de forma presencial, pois o TCE sempre reconheceu no controlador interno a figura de um “importante e fundamental parceiro” para uma boa gestão pública. Pavan também lembrou que o saudoso conselheiro do TCEMG, Simão Pedro de Toledo, é filho desta acolhedora cidade mineira.

O prefeito de Pouso Alegre, Rafael Tadeu Simões, ao dar boas vindas ao público, falou da importância deste treinamento, disse “só quem passa pelo poder público sabe o quanto ele é difícil, quanto as obras são complexas e a importância que tem para nós o controle interno, para que, lá na frente, nós não sejamos responsabilizados por algum erro que foi cometido, e nisso o Tribunal de Contas é um exemplo”.

Após a abertura oficial, Fabrícia de Oliveira, da Escola de Contas do TCEMG, conversou com os controladores sobre a importância de alcançar as metas do Plano Nacional de Educação, principalmente neste momento pós pandemia. Ela falou dos instrumentos que podem auxiliar os gestores a nesta área, da relevância da atuação dos Conselhos Municipais de Educação e de como o aplicativo Na Ponta do Lápis pode aproximar a gestão municipal da sociedade. 

Logo após, Paulo Vicente Guimarães, gerente do projeto de Fortalecimento do Controle Interno e assessor da Presidência, palestrou sobre o aplicativo Lupa de Minas, desenvolvido pelo TCEMG para ajudar o Controle Social, fornecendo informações objetivas sobre a gestão, despesas e receitas, aplicadas à Saúde, Educação, obras e convênios firmados com o município. 

Ainda no horário da manhã, Edina Mota explicou aos controladores municipais a importância dos relatórios do Sistema Informatizado de Contas (Sicom) e Sandro Miguez, analista de Controle externo do TCEMG, apresentou os recursos e possibilidades do Sistema de Informações de Serviços de Engenharia e Obras Públicas (Sisop).

No turno da tarde, os controladores municipais vão conhecer o Cadastro de Agentes Públicos do Estado e dos Municipios (CAPMG), que será apresentado pela coordenadora de Fiscalização de Atos de Pessoal do TCEMG, Ana Paula Gonçalves; e, para finalizar o treinamento, o coordenador de Análise de Contas dos Governos Municipais, José Clemente dos Santos, irá palestrar sobre a Elaboração do Relatório de Controle Interno para Prestação de Contas Anual.

Estiveram presentes na mesa de honra deste evento, o chefe de gabinete da Presidência do Tribunal de Contas, Carlos Alberto Pavan; o prefeito de Pouso Alegre, Rafael Tadeu Simões,o vice-presidente da Câmara Municipal de Pouso Alegre, vereador Elizelto Guido; o diretor da Associação Mineira de Municípios (AMM), Hideraldo Henrique; a presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Rio Pardo e prefeita de Andradas, Margot Navarro, e o presidente da Associação dos Municípios da Microrregião dos Campos das Vertentes e prefeito de Coronel Xavier Chaves, Fúvio de Oliveira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...