Pular para o conteúdo principal

AGOSTINHO PATRUS LANÇA CAMPANHA CONTRA A FOME

Presidente da ALMG anunciou apoio à arrecadação de alimentos e brinquedos para o “Natal Sem Fome”

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus (PV), assinou, na última quinta-feira, dia 18, a carta-manifesto de apoio à campanha “Natal Sem Fome 2021”. Com isso, até o próximo dia 17 de dezembro, a ALMG ajudará a arrecadar recursos para a compra de cestas básicas destinadas à população mais vulnerável.

“Crianças voltaram aos semáforos, cada vez mais pessoas dormem nas ruas, falta comida e a fome chegou literalmente aos ossos. Nenhum país civilizado pode aceitar a miséria passivamente”, afirmou Agostinho Patrus, no Plenário da ALMG, durante solenidade de lançamento da campanha.

Organizada pela ONG Ação da Cidadania, a iniciativa já ajudou 20 milhões de pessoas a terem um Natal digno. A entidade congrega uma imensa rede de mobilização em todo o país e promove a maior campanha contra a fome da América Latina.

Neste ano, a Associação Arebeldia Cultural, entidade parceira do Comitê Estadual da Ação Cidadania, receberá as doações. A Assembleia também recolherá diretamente doações de brinquedos novos, em postos de coleta físicos instalados na sede do Legislativo.

Em seu pronunciamento, o presidente da ALMG citou pesquisa da Universidade federal de Minas Gerais (UFMG) que estimou que cerca de 60% dos lares brasileiros sofrem com a insegurança alimentar. Em Minas Gerais, segundo levantamento da Fundação João Pinheiro, cinco milhões viviam na pobreza, mesmo antes da pandemia.

O presidente da ALMG lembrou ações da ALMG contra a pobreza, como o auxílio emergencial de R$ 600, conhecido como Força Família. Ao citar a escritora mineira Carolina Maria de Jesus, que relatou o drama da fome no livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, Agostinho Patrus criticou a “condenação ética da miséria” promovida por quem é “abastado financeiramente, mas pobre de espírito e empatia”.

“Infelizmente, é senso comum a criminalização da miséria. Esses nunca souberam o que é a vertigem da fome, conforme escreveu Carolina de Jesus. Chegaram a dizer que o auxílio criado por esta Casa seria gasto num boteco. A que ponto chegamos”, criticou.

Além de representantes de ONGs, a solenidade de adesão do Parlamento mineiro contou com executivos de veículos de comunicação, que também assinaram a carta-manifesto. A imprensa ajudará a divulgar a campanha e mobilizar a rede de solidariedade em todo o Estado.

“Com a vossa ajuda, essa ação ganha ainda mais força em prol daqueles que mais precisam de atenção. Nossa esperança é tocar o coração de todas as mineiras e mineiros”, destacou Agostinho Patrus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...