Pular para o conteúdo principal

AGOSTINHO PATRUS PROMULGA CRIAÇÃO DA PROCURADORIA DA MULHER E DA BANCADA FEMININA NA ALMG

Em cerimônia marcada pela defesa da representatividade das mulheres, presidente da ALMG reafirma apoio à deputada Andréia de Jesus, vítima de ameaças em redes sociais

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus (PV), promulgou, nesta sexta-feira, dia 5, a Resolução 5.590/2021, que cria a Procuradoria da Mulher e institui a Bancada Feminina no Legislativo. No evento, realizado na sede da ALMG, Agostinho Patrus reafirmou apoio e solidariedade do Parlamento mineiro à deputada Andréia de Jesus (Psol), ameaçada de morte nas redes sociais.

A resolução que cria a Procuradoria e a Bancada Feminina é fruto de projeto de autoria da Mesa da ALMG, aprovado pelo Plenário no último dia 26. A norma define que a Procuradoria da Mulher tem como atribuições receber e analisar denúncias de discriminações e violências contra a mulher. Também compete-lhe a promoção de cursos de formação, contribuindo para aumentar a participação e a representatividade das mulheres na sociedade.

A Bancada Feminina, por sua vez, é um colegiado suprapartidário integrado por todas as deputadas estaduais. A sua líder tem as mesmas prerrogativas asseguradas, pelo Regimento Interno, aos líderes de bancada ou bloco parlamentar. No ato de promulgação, a deputada Leninha (PT) foi anunciada como líder da nova bancada, sendo vice-líderes as parlamentares Delegada Sheila (PSL) e Laura Serrano (Novo).


O presidente da ALMG destacou que a promulgação da resolução é momento importante, mas também de relembrar a luta das mulheres na história. “Temos agora uma vitória, mas com desafios ainda a enfrentar”, disse Agostinho Patrus. Ele recordou a trajetória de sua mãe, a médica Orcanda Patrús, que, “como as deputadas mineiras, foi desbravadora nas lutas e desafios enfrentados pelas mulheres cotidianamente”.

“As medidas anunciadas hoje fortalecem a representatividade das mulheres e o combate à desigualdade de gênero. Amplificar a voz feminina, com a criação da bancada, engrandece o debate e a qualidade dos projetos nesta Casa. Já a Procuradoria representará importante espaço para enfrentamento e prevenção à violência”, completou Agostinho Patrus.

Solidariedade
Em seu pronunciamento, o presidente da Assembleia prestou solidariedade à deputada Andréia de Jesus. A parlamentar, presidente da Comissão de Direitos Humanos da ALMG, recebeu ameaças de morte, pelas redes sociais, em razão de seus posicionamentos na comissão. “Ameaças à deputada Andréia são ameaças a todos nós, à democracia e ao direito de falar”, afirmou Agostinho Patrus.

“A deputada tem apoio de todos os deputados contra aqueles que se escondem na rede social para fazer ameaças. O Parlamento trabalhará para que seja feita profunda investigação, com punição dos autores. Ameaças como essas, contra qualquer pessoa, são graves, e contra quem foi legitimamente eleita são mais graves ainda”, completou, acrescentando que ALMG já acionou Ministério Público Estadual e Polícias Civil e Militar.


Novo ciclo
Durante solenidade, a líder da Bancada Feminina, Leninha, afirmou que “hoje inauguramos um ciclo”. “Um ciclo não só para proteger as mulheres, mas também criar oportunidades para mudar um quadro em que Minas se destaca, de violência, misoginia e machismo”, pontuou. “O melhor se constrói na coletividade e trilharemos um caminho muito bonito, um legado para o futuro”, concluiu a deputada Leninha.

Já a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, deputada Ana Paula Siqueira (Rede), avaliou que a ALMG tem acolhido demandas das mulheres, a exemplo da criação da própria comissão, transformada em permanente, e agora da Bancada Feminina e da Procuradoria da Mulher. “É um dia histórico, de grande alegria. A Assembleia de Minas ocupa espaço de protagonismo no que diz respeito às mulheres”, afirmou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...