Pular para o conteúdo principal

AGOSTINHO PATRUS REAFIRMA APOIO À DEPUTADA ANDRÉIA DE JESUS

Presidente da ALMG determinou medidas imediatas para garantir a segurança da parlamentar

“Redes sociais não são terra sem lei”, afirmou o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus (PV), em reunião com parlamentares e representantes do movimento negro, nessa terça (9), na sede do Legislativo mineiro, em Belo Horizonte. No encontro, lideranças entregaram abaixo-assinado em solidariedade à deputada Andréia de Jesus, alvo de constantes ameaças na internet, e pediram atenção da ALMG na defesa da vida e na preservação do mandato da parlamentar.

Em 4 de novembro, o presidente da ALMG já havia manifestado apoio à deputada em perfil oficial no Twitter, determinando que fossem tomadas “todas as medidas necessárias para resguardar a segurança da parlamentar”. Nessa terça, Agostinho Patrus voltou à mídia social e elevou o tom sobre as ameaças virtuais, reforçando o compromisso na proteção da deputada Andréia de Jesus. “Minas Gerais não admitirá ameaças que busquem intimidar parlamentares e atacar a democracia. (...) O ódio jamais será normalizado em Minas”, asseverou.

A reunião na Presidência da ALMG aconteceu logo após manifestação de deputados, vereadores e movimentos sociais em frente à sede do Legislativo mineiro contra ameaças sofridas pela deputada. “Essas pessoas aqui, falando que eu as represento, mostra que estou no lugar correto. Temos que lutar para ter mais mulheres negras na política”, disse Andréia de Jesus durante o ato. Uma das ameaças recebidas pelo Instagram fazia referência ao assassinato da vereadora Marielle Franco no Rio de Janeiro, em 2018. “Vamo lhe matar (sic). Seu fim será como o de Marielle Franco. Pra tu ficar de exemplo (sic)”, escreveu o agressor anônimo.

Na oportunidade, Agostinho Patrus confirmou que acionou imediatamente as Polícias Legislativa, Civil e Militar para assegurar a integridade da parlamentar e a “devida representatividade democrática no Estado”. Segundo a deputada, foram mais de 3 mil ataques de injúria desde que defendeu, como presidente da Comissão de Direitos Humanos, a investigação de uma operação da Polícia Militar em Varginha, no Sul de Minas, ocorrida em 30 de outubro.

Em entrevista coletiva concedida à imprensa na última quinta (4), a deputada confirmou que investigações já estão em curso nas forças de segurança do Estado. “Toda ameaça tem um fundo de verdade. Estamos trabalhando nisso e já levamos as denúncias para a delegacia de crimes cibernéticos. A própria Assembleia Legislativa também registrou boletim de ocorrência”, afirmou Andréia de Jesus.

Desde o início de novembro, a deputada tem sido escoltada pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) da Polícia Militar. A Delegacia Especializada em Investigação de Crimes Cibernéticos da Polícia Civil também instaurou inquérito para apurar as ameaças, bem como as circunstâncias, a motivação e a autoria do crime.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...