Pular para o conteúdo principal

BUSER VAI AO MP PEDIR EXPLICAÇÕES SOBRE ESQUEMA PARA TENTAR PROIBIR EMPRESA EM MINAS

A acusação é de Alberto Lage, ex-chefe de gabinete da prefeitura, em depoimento ao MPMG

A Buser, empresa que conecta usuários de transporte a empresas de fretamento, vai requisitar ao Ministério Público de Minas Gerais que aprofunde as investigações em relação à acusação de que o ex-deputado e ex-secretário de Governo da Prefeitura de Belo Horizonte Adalclever Lopes montou uma espécie de bunker na prefeitura para tentar proibir as operações da empresa no Estado em benefício da viação Gontijo.

A acusação é de Alberto Lage, ex-chefe de gabinete da prefeitura, em depoimento ao MPMG. O conteúdo do depoimento foi divulgado no site da revista Veja na última sexta-feira, dia 29.

Para a Buser, uma vez comprovado o depoimento, podem ter ocorridos os crimes de corrupção ativa, corrupção passiva e advocacia administrativa, entre outros.

No depoimento ao MP, Lage afirma que Adalclever sempre dizia que a Gontijo, maior empresa de ônibus de Minas, “é uma importante fonte de renda para sua família, já que seus ônibus têm paradas em seus estabelecimentos comerciais”. A proibição da Buser, segundo o depoimento, interessa à Gontijo.

O ex-deputado, mesmo atuando na prefeitura, continuava tentando influenciar as decisões da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, segundo o depoimento. Neste sentido, ele teria usado o peso de seu cargo para tentar proibir a atuação da Buser em Minas Gerais.

De fato, a ALMG aprovou um projeto de lei, posteriormente vetado pelo governador Romeu Zema, que inviabiliza a atuação da Buser em Minas sob o argumento de que é necessário regulamentar o trabalho das empresas de fretamento de ônibus. O veto do governador ainda não foi analisado pelos deputados.

Lage vai mais longe ao afirmar que o próprio Adalclever teria se vangloriado várias vezes de ter acesso fácil ao financiamento de campanhas eleitorais e que uma importante fonte de dinheiro vivo seriam empresas de ônibus.

Para a Buser, o depoimento, se comprovado, expõe uma relação espúria entre certos políticos e as velhas viações de ônibus que dominam o mercado há décadas e tentam, a todo custo, evitar a chegada da inovação em um setor marcado pela falta de transparência e de modernidade.

"A Buser ressalta que a investigação do Ministério Público de Minas Gerais reforça a importância de novas empresas chegarem no mercado de transporte rodoviário e, assim, ajudar a romper essas velhas práticas que atrasam o desenvolvimento do país e prejudicam a população", destaca a empresa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...