Pular para o conteúdo principal

MINAS GERAIS É CAMPEÃO EM GERAÇÃO DISTRUÍDA DE ENERGIA SOLAR


Minas Gerais tem a maior geração distribuída de energia solar entre os estados brasileiros. O ranking da Agência Nacional de Energia Elétrica aponta 1344 megawatts de potência instalada, o que representa 18,4% do volume total do país. O estado é o único acima do patamar de mil megawatts.

O Brasil passa por um crescimento exponencial na implantação de sistemas de geração distribuída, em especial a energia solar fotovoltaica, com alta de 63% em 2021. As Resoluções 482, de 2012 e 687, de 2015, da Aneel simplificaram o processo de conexão dos sistemas. Desta forma, as concessionárias atraem investimentos expressivos com fazendas solares e consumidores residenciais. 

O coordenador-adjunto da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), engenheiro eletricista Israel Bernardes explica que este crescimento também é impulsionado pelo atual cenário de escassez de água e uso intenso das termelétricas fósseis, caras e poluentes. 

“Esse cenário impulsiona muito o crescimento dos sistemas de energia solar fotovoltaica porque você tem a baixa dos reservatórios e o uso intenso das termelétricas fósseis que refletem em mudança de bandeira tarifária. Isso reflete no bolso do cidadão, que vai buscar uma forma de sair fora dessas variações. Essa situação tem encorajado muitos investidores”, afirma.

O engenheiro defende o uso de energias renováveis, e ressalta que o crescimento desta matriz deve ser acompanhado de conhecimento técnico. A contratação de um profissional habilitado é uma exigência legal, uma vez que a geração de energia é atribuição do engenheiro eletricista. A presença deste profissional traz segurança aos processos e melhor desempenho na capacidade de geração. “Muitas vezes as pessoas não têm conhecimento do profissional adequado para contratação e acabam contratando um leigo ou um profissional sem formação específica para projetar e executar sistema. E no final das contas o cidadão paga a conta, tendo uma expectativa de geração que não é atendida. Às vezes não tem retorno de seu investimento e outras coisas mais que podem acontecer, algum incidente com a própria instalação elétrica quando não é bem projetado. A contratação de profissional habilitado, no caso de eletricista, dá mais segurança”, ressalta Israel.

Ainda há muito espaço para o crescimento da força que vem do sol. A energia solar fotovoltaica responde hoje por apenas 2,3% dos quase 180 mil megawatts produzidos a cada ano no Brasil. A matriz hídrica ainda é a principal fonte geradora, com 58% do total.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...