Pular para o conteúdo principal

MINAS GERAIS É CAMPEÃO EM GERAÇÃO DISTRUÍDA DE ENERGIA SOLAR


Minas Gerais tem a maior geração distribuída de energia solar entre os estados brasileiros. O ranking da Agência Nacional de Energia Elétrica aponta 1344 megawatts de potência instalada, o que representa 18,4% do volume total do país. O estado é o único acima do patamar de mil megawatts.

O Brasil passa por um crescimento exponencial na implantação de sistemas de geração distribuída, em especial a energia solar fotovoltaica, com alta de 63% em 2021. As Resoluções 482, de 2012 e 687, de 2015, da Aneel simplificaram o processo de conexão dos sistemas. Desta forma, as concessionárias atraem investimentos expressivos com fazendas solares e consumidores residenciais. 

O coordenador-adjunto da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), engenheiro eletricista Israel Bernardes explica que este crescimento também é impulsionado pelo atual cenário de escassez de água e uso intenso das termelétricas fósseis, caras e poluentes. 

“Esse cenário impulsiona muito o crescimento dos sistemas de energia solar fotovoltaica porque você tem a baixa dos reservatórios e o uso intenso das termelétricas fósseis que refletem em mudança de bandeira tarifária. Isso reflete no bolso do cidadão, que vai buscar uma forma de sair fora dessas variações. Essa situação tem encorajado muitos investidores”, afirma.

O engenheiro defende o uso de energias renováveis, e ressalta que o crescimento desta matriz deve ser acompanhado de conhecimento técnico. A contratação de um profissional habilitado é uma exigência legal, uma vez que a geração de energia é atribuição do engenheiro eletricista. A presença deste profissional traz segurança aos processos e melhor desempenho na capacidade de geração. “Muitas vezes as pessoas não têm conhecimento do profissional adequado para contratação e acabam contratando um leigo ou um profissional sem formação específica para projetar e executar sistema. E no final das contas o cidadão paga a conta, tendo uma expectativa de geração que não é atendida. Às vezes não tem retorno de seu investimento e outras coisas mais que podem acontecer, algum incidente com a própria instalação elétrica quando não é bem projetado. A contratação de profissional habilitado, no caso de eletricista, dá mais segurança”, ressalta Israel.

Ainda há muito espaço para o crescimento da força que vem do sol. A energia solar fotovoltaica responde hoje por apenas 2,3% dos quase 180 mil megawatts produzidos a cada ano no Brasil. A matriz hídrica ainda é a principal fonte geradora, com 58% do total.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...