Pular para o conteúdo principal

OUTUBRO TEVE O MENOR REGISTRO DE ÓBITOS POR COVID-19 NO ANO


Nesta edição do boletim IndCovid, os pesquisadores analisam as mortes por Covid-19 e o fim da pandemia. Segundo eles, abril de 2021 foi o mês com o maior registro de mortes por Covid-19. A partir de então, foi mensalmente observado uma constante queda de novos óbitos, associada à vacinação. Em 2021, a vacinação iniciou pela população idosa no fim de janeiro e a segunda dose com início em março e abril. A partir daí houve diminuição continuada na mortalidade geral, causada pela proteção vacinal da população idosa. 

“No último mês de outubro, observamos o menor registro de óbitos por Covid-19 de 2021 e um número menor do que julho de 2020. O avanço da vacinação e uso das máscaras é o caminho para acabar com a pandemia. Atualmente, podemos dizer que controlamos a situação, pois isso ocorre quando se evita o aumento de novos casos e se observa sua queda continuada. Mas, por ser uma nova epidemia, para concluir sobre seu fim devemos comparar seus números com os de outras viroses como a gripe”, afirmam. No último mês, foram registrados 1.035 óbitos em Minas Gerais, um número 11 vezes maior do que a média mensal de mortes por gripe no Brasil todo em 2019.

Taxa de incidência diária volta a diminuir: na penúltima semana epidemiológica, todas as 14 regiões do estado apresentaram crescimento da taxa de incidência; na última semana, o estado e 11 das 14 regiões voltaram a registrar diminuição.

Situação da pandemia em Minas Gerais (tendências de média móvel em 01/11). Casos: Minas Gerais iniciou a semana com diminuição na tendência de novos casos. Houve crescimento na Centro Sul, Jequitinhonha e Triângulo Sul, a média diária do estado na semana ficou em 1.054. Internações: Minas Gerais iniciou a semana com diminuição, a média móvel registrada foi de 186 na semana anterior para 58. As regiões Jequitinhonha e Nordeste apresentaram crescimento. Vale do Aço foi de crescimento para estabilidade. As demais regiões apresentaram queda. Óbitos: a tendência de novos óbitos permaneceu estável. Resultado do crescimento nas regiões Centro, Jequitinhonha e Vale do Aço, estabilidade nas regiões Noroeste e Sudeste e queda nas demais. A média diária na semana ficou em 27.

Situação da pandemia no sul de Minas Gerais (tendências de média móvel em 01/11). Casos: a região Sul iniciou a semana com estabilidade. Resultado da tendência de crescimento da incidência nas regionais de Alfenas e Pouso Alegre combinada com diminuição nas regionais de Passos e Varginha. Média móvel de novos casos ficou em 138. Internações: o Sul de Minas voltou a apresentar tendência de queda em todas as regionais de saúde, com a média diária semanal de 6. Óbitos: a região Sul permaneceu em queda, mas com diferenças entre regionais de saúde. A regional de Passos e Alfenas com diminuição, a de Varginha com crescimento e a de Pouso Alegre com estabilidade. A média móvel de novos óbitos permaneceu em 3.

Situação da pandemia nos 10 municípios sul-mineiros mais populosos (tendências de média móvel em 01/11). Casos: a semana iniciou com tendência de crescimento em Poços de Caldas, Pouso Alegre, Itajubá, Alfenas e São Sebastião do Paraíso; estabilidade em Varginha, Passos e Lavras. Três Corações e Três Pontas foram os únicos a apresentarem diminuição. Internações: Três Corações e São Sebastião do Paraíso apresentaram crescimento; Poços de Caldas e Passos estabilidade; os demais diminuição. Óbitos: apenas Pouso Alegre apresentou tendência de estabilidade, os demais municípios apresentaram tendência de queda. 


Acesse todas as edições do boletim: https://www.unifal-mg.edu.br/portal/indicadores-covid-19/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...