Pular para o conteúdo principal

PLANO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DE VARGINHA COMPLETA 1 ANO


No segundo semestre de 2020 iniciou-se o Plano de Desenvolvimento Econômico de Varginha, no Sul de Minas, também conhecido como PDEV.

Foram vários meses de pesquisa com mais de 40 indicadores das áreas econômicas, sociais e de gestão pública, Cadernos temáticos foram criados e realizado debates com os empresários do CESUL (Conselho Empresarial do Sul de Minas), especialistas e alunos e professores do programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional do Grupo Unis.

Desses debates e estudos surgiram propostas para 10 áreas fundamentais para o desenvolvimento da cidade com foco em tornar Varginha a maior economia do Sul de Minas até 2020. As propostas também foram debatidas com os candidatos a prefeitos na eleição municipal daquele ano, e o vencedor, Verdi Lúcio Melo, apostou no PDEV como orientador de diversas de suas ações de seu mandato.

Um ano se passou, várias ações elencadas no plano foram realizadas, tanto pela prefeitura municipal, quanto por parceiros, dentre elas:

Ambiente de Negócios

  • Estudo técnico sobre atração de empresas de base tecnológica para Varginha, entregue ao secretário de desenvolvimento;
  • Decreto de liberdade econômica para desburocratizar a abertura de empresas;
  • Escola de Programação em parceria do Cesullab com SEDEC e SEDUC, para formar mão de obra de desenvolvedores (em construção);
  • Aproximação da secretaria de desenvolvimento com o Cesullab e empresas locais para fortalecer parcerias.

Tecnologia

  • Distribuição de Chromebooks com internet a todos alunos da rede municipal de educação, promovendo a inclusão digital de todas as classes (em andamento).

Infraestrutura

  • Revisão do contrato de transporte público municipal (em andamento).

Social

  • Escolha Secretário da pasta social, capacitado e experiente (José Manoel);
  • Expansão das academias de rua e revitalização do Parque dos Dinossauros.

Educação

  • Contratação de serviços de gestão de dados e o diagnóstico da defasagem na Pandemia;
  • Capacitação dos professores em novas tecnologias de ensino;
  • Parceria com a Escola do Legislativo da Câmara Municipal para levar Educação Financeira aos alunos das escolas públicas.

Meio Ambiente

  • Troca das lâmpadas dos postes por Led.

Gestão Pública

  • Aumento do orçamento para secretaria de desenvolvimento econômico;
  • Estudos para criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico.

Atualizando os indicadores, como parte do monitoramento proposto pela metodologia PDEV, destaca-se entre o período de Janeiro a Setembro de 2021 comparado com mesmo período de 2020:

  • Redução de 0,19% do número de empresas. (Fonte: Rede Sim);
  • Aumento de 6,97% do saldo da balança comercial. (Fonte: MDIC);
  • Um grande salto, 305% no saldo de empregos, com melhoria de 8,42% na quantidade de pessoas empregadas. (Fonte: CAGED);
  • Aumento de 10,08% no número de beneficiários do Bolsa Família. (Fonte: Ministério da Cidadania).;
  • Aumento de 10,26% no número de equipes de saúde. (Fonte: Data Sus).
As estatísticas foram fortemente influenciadas pela pandemia de COVID-19, que pode justificar o aumento de beneficiários do Bolsa Família, a redução de empresas e o aumento das equipes de saúde. Porém as medidas previstas no PDEV e ações do governo municipal auxiliaram para que indicadores importantes como emprego e balança comercial se mantivessem em crescimento.

Para o coordenador técnico do PDEV, Guilherme Vivaldi, as ações em âmbito público, principalmente para saúde e educação, trazem retornos em médio e longo prazo, portanto este primeiro ano, apesar das dificuldades impostas pela pandemia, a cidade explorou ações importantes para alcançar a meta de 10 anos.

O líder do projeto, prof. Stefano Gazzola, fez um balanço das ações: "Em um ano de grandes dificuldades, a nossa gente soube se reinventar, não perderam a ousadia de sonhar. O PDEV foi pensado para isso mesmo, ser uma importante ferramenta na gestão pública. Estamos muito otimistas para as próximas ações e parcerias que vão levar o melhor para o nosso povo, afinal nossa gente merece".

O PDEV segue com parcerias e ações que serão divulgadas em breve, focados no objetivo de tornar Varginha a maior economia do Sul de Minas.

Mais informações sobre o PDEV podem ser encontradas em: https://pdevarginha.unis.edu.br/.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...