Pular para o conteúdo principal

PROJETO DA UNIFAL-MG APROVADO PELO INSTITUTO ALCOA VAI PROMOVER CIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

“Festival Mais Ciência, Por Favor!”  prevê competições científicas, ao longo de 2022, em escolas de Poços de Caldas, Andradas, Divinolândia e Caldas

A Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), com apoio do Instituto Alcoa, vai desenvolver um projeto de educação científica com turmas de ensino fundamental II de Poços de Caldas, Andradas, Divinolândia e Caldas, em 2022. 

O “Festival Mais Ciência, Por Favor!” vai apoiar as escolas públicas selecionadas para que alunos se aproximem da ciência e construam experimentos para apresentação ao final do ano. O projeto visa compartilhar informações sobre método científico e conta com o apoio do campus de Poços de Caldas e da Pró-Reitoria de Extensão da UNIFAL-MG.

Cada uma das escolas selecionadas terá uma equipe de 7 alunos, seguindo critérios de equidade de gênero, sob coordenação de um professor da mesma instituição. “Será aprendido, por exemplo, como testar uma hipótese para gerar conhecimento. No fim, haverá um concurso composto por pesquisadores, para definir a melhor apresentação, e serão escolhidas as 3 melhores escolas. A equipe número 1 receberá um tablet, para cada integrante, como prêmio”, explicou o coordenador do projeto, professor Fernando Gardim, do Instituto de Ciência e Tecnologia, do Campus Poços de Caldas, da UNIFAL-MG.

Durante todo o ano, o projeto vai construir a base e confecção de experimentos de ciência de forma lúdica. Para a apresentação, a UNIFAL-MG estará aberta para o público local interagir com os experimentos, assistir às demonstrações e ter um contato mais próximo com o que é produzido na Universidade. “Precisamos ensinar o que é ciência, e como a tratamos e lidamos com ela. Sem isso, não podemos esperar que as pessoas respondam adequadamente aos fatos. Esse festival vem para isto: mostrar o que é ciência e quão encantadora ela é”, salientou o professor Fernando Gardim.

O início das atividades está previsto para fevereiro de 2022, após chamada pública, em dezembro, para os discentes da UNIFAL-MG participarem do Festival. 

“A ideia é que funcione como um projeto a parte nas escolas, ocorrendo de uma a duas vezes por semana. Nós daremos um treinamento para os professores sobre educação e metodologia científica e acompanharemos as atividades. A ideia é fazer uma pesquisa sobre o assunto (revisão bibliográfica). Depois, a equipe de cada escola discute o problema (hipótese), faz uma predição do que pode ocorrer, e então vê se a predição está de acordo com o experimento”, explicou. 

No total, o projeto contará com a atuação dos coordenadores, professor Fernando Gardim e professora Ana Cláudia Mendes de Seixas, do Instituto de Ciência e Tecnologia, como coordenadora adjunta, professores, servidores técnico-administrativos e discentes.

“Para completar, gostaria de citar duas máximas que ajudam a entender este Festival: ‘Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção’ (Paulo Freire) e ‘O brincar é a mais alta forma de pesquisa’ (Albert Einstein). É dever da Universidade transferir informações de qualidade e com respaldo científico para a sociedade”, finalizou professora Fernando Gardim.

As escolas selecionadas foram E. M. Wilson Hedy Molinari, E.M. Prof. Júlio Bonazzi, E.M. Maria Ovídia Junqueira e E.M. Prof. Antônio Sérgio Teixeira, em Poços de Caldas; E. E. Souza Novais e E. E. Vicente Landi Júnior, em Caldas; EMEB Prof. Germinal Ferreira e E.M. Euclides Cunha, em Divinolândia; e E.E. Professor Edmundo Vieira e E.E Coronel João Mosconi, em Andradas.

O Instituto Alcoa, fundado em 1990, no Brasil, é um instituto empresarial sem fins lucrativos que tem o propósito de transformar coletivamente os territórios em que está presente – Poços de Caldas, em Minas Gerais; São Luís, no Maranhão; e Juruti, no Pará, a fim de torná-los mais inclusivos e menos desiguais. Para isso, o Instituto promove iniciativas em Educação e Geração de Trabalho e Renda. O resultado oficial do financiamento do projeto foi dado dia 10/09.

A página oficial do projeto “Festival Mais Ciência, Por Favor!” está em construção.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...