Pular para o conteúdo principal

PROJETO DA UNIFAL-MG APROVADO PELO INSTITUTO ALCOA VAI PROMOVER CIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

“Festival Mais Ciência, Por Favor!”  prevê competições científicas, ao longo de 2022, em escolas de Poços de Caldas, Andradas, Divinolândia e Caldas

A Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), com apoio do Instituto Alcoa, vai desenvolver um projeto de educação científica com turmas de ensino fundamental II de Poços de Caldas, Andradas, Divinolândia e Caldas, em 2022. 

O “Festival Mais Ciência, Por Favor!” vai apoiar as escolas públicas selecionadas para que alunos se aproximem da ciência e construam experimentos para apresentação ao final do ano. O projeto visa compartilhar informações sobre método científico e conta com o apoio do campus de Poços de Caldas e da Pró-Reitoria de Extensão da UNIFAL-MG.

Cada uma das escolas selecionadas terá uma equipe de 7 alunos, seguindo critérios de equidade de gênero, sob coordenação de um professor da mesma instituição. “Será aprendido, por exemplo, como testar uma hipótese para gerar conhecimento. No fim, haverá um concurso composto por pesquisadores, para definir a melhor apresentação, e serão escolhidas as 3 melhores escolas. A equipe número 1 receberá um tablet, para cada integrante, como prêmio”, explicou o coordenador do projeto, professor Fernando Gardim, do Instituto de Ciência e Tecnologia, do Campus Poços de Caldas, da UNIFAL-MG.

Durante todo o ano, o projeto vai construir a base e confecção de experimentos de ciência de forma lúdica. Para a apresentação, a UNIFAL-MG estará aberta para o público local interagir com os experimentos, assistir às demonstrações e ter um contato mais próximo com o que é produzido na Universidade. “Precisamos ensinar o que é ciência, e como a tratamos e lidamos com ela. Sem isso, não podemos esperar que as pessoas respondam adequadamente aos fatos. Esse festival vem para isto: mostrar o que é ciência e quão encantadora ela é”, salientou o professor Fernando Gardim.

O início das atividades está previsto para fevereiro de 2022, após chamada pública, em dezembro, para os discentes da UNIFAL-MG participarem do Festival. 

“A ideia é que funcione como um projeto a parte nas escolas, ocorrendo de uma a duas vezes por semana. Nós daremos um treinamento para os professores sobre educação e metodologia científica e acompanharemos as atividades. A ideia é fazer uma pesquisa sobre o assunto (revisão bibliográfica). Depois, a equipe de cada escola discute o problema (hipótese), faz uma predição do que pode ocorrer, e então vê se a predição está de acordo com o experimento”, explicou. 

No total, o projeto contará com a atuação dos coordenadores, professor Fernando Gardim e professora Ana Cláudia Mendes de Seixas, do Instituto de Ciência e Tecnologia, como coordenadora adjunta, professores, servidores técnico-administrativos e discentes.

“Para completar, gostaria de citar duas máximas que ajudam a entender este Festival: ‘Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção’ (Paulo Freire) e ‘O brincar é a mais alta forma de pesquisa’ (Albert Einstein). É dever da Universidade transferir informações de qualidade e com respaldo científico para a sociedade”, finalizou professora Fernando Gardim.

As escolas selecionadas foram E. M. Wilson Hedy Molinari, E.M. Prof. Júlio Bonazzi, E.M. Maria Ovídia Junqueira e E.M. Prof. Antônio Sérgio Teixeira, em Poços de Caldas; E. E. Souza Novais e E. E. Vicente Landi Júnior, em Caldas; EMEB Prof. Germinal Ferreira e E.M. Euclides Cunha, em Divinolândia; e E.E. Professor Edmundo Vieira e E.E Coronel João Mosconi, em Andradas.

O Instituto Alcoa, fundado em 1990, no Brasil, é um instituto empresarial sem fins lucrativos que tem o propósito de transformar coletivamente os territórios em que está presente – Poços de Caldas, em Minas Gerais; São Luís, no Maranhão; e Juruti, no Pará, a fim de torná-los mais inclusivos e menos desiguais. Para isso, o Instituto promove iniciativas em Educação e Geração de Trabalho e Renda. O resultado oficial do financiamento do projeto foi dado dia 10/09.

A página oficial do projeto “Festival Mais Ciência, Por Favor!” está em construção.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...