Pular para o conteúdo principal

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: EMPRESÁRIOS DE VARGINHA VISITAM PORTO DE ANGRA DOS REIS

Empresários de Varginha em visita ao Porto de Angra dos Reis

A Prefeitura de Angra dos Reis vem trabalhando para movimentar o terminal portuário angrense e, assim, fomentar a economia e gerar empregos. Para que isso aconteça, a administração da cidade já reduziu o ISS de 5% para 2% e agora aposta na parceria com empresários para reativar a linha férrea e, desta forma, conquistar mais clientes para o porto.

No último dia 25 de novembro, um grupo de empresários de Minas e São Paulo, levados pelo administrador do Porto Seco de Varginha, realizou uma visita técnica ao porto angrense, na qual foram acompanhados pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e por representantes da Splenda, administradora da área.

Eles buscam fazer o transporte de café da cidade mineira ao município do Rio de Janeiro por trem. Os containers são levados, atualmente, por caminhão a Santos e a mudança pode aumentar o número de produto transportado. A expectativa de empresa é de que em dois anos o novo sistema esteja funcionando.

"Foi uma visita bem positiva, eles gostaram muito do que viram. A parceria entre Angra, Splenda e empresários já está dando certo e o porto voltou a receber carga. Tenho certeza de que conseguiremos atrair ainda mais investimentos e criar novas vagas de trabalho para os nossos moradores", avaliou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Angra dos Reis.

De acordo com publicação do jornal Valor Agronegócio, o investimento a ser feito para a recuperação de alguns trechos da linha férrea que liga Lavras, no Sul de Minas a Angra dos Reis, no litoral Sul do Estado do Rio de Janeiro, que foram danificados com as fortes chuvas de 2009/2010, é defendida pelo grupo Porto Seco Sul de Minas. A Splenda também defende a ideia porque as exportações feitas pelo Porto Seco, localizado em Varginha, no Sul de Minas, chegam ao Porto de Santos, na Baixada Santista em caminhões, o que gera um custo muito maior e ainda com elevado risco de acidentes.

Para viabilizar o projeto, os investimentos são de cerca de R$ 20 bilhões. O novo corredor logístico tem, ao todo, 516 quilômetros de linha férrea. Para funcionar, depende da reativação dos trechos ferroviários Varginha-Três Corações-Lavras e Barra Mansa-Rio Claro-Angra. Ambos estão inoperantes, respectivamente, desde 2010 e 2009.

Para dar prosseguimento às negociações, nesta terça-feira, dia 30, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Angra dos Reis visitou o Porto Seco de Varginha.

Comentários

Unknown disse…
Nossa que bom, maravilhoso seria tbem se voltassem a levar passageiros. Uma atração turística por aqui seria bem vinda.

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...