Pular para o conteúdo principal

SELECIONADO O JÚRI JOVEM QUE VAI ATUAR NA 25ª MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES


Cinco estudantes universitários foram selecionados para compor o Júri Jovem da 25ª Mostra de Cinema de Tiradentes, a ser realizada no período de 21 a 29 de janeiro de 2022, em formato híbrido, com atividades em ambiente online e presenciais na cidade histórica mineira.

Os estudantes selecionados serão responsáveis pela escolha do Melhor Longa da Mostra Olhos Livres da 25ª Mostra de Cinema de Tiradentes, nas Vertentes. A mostra é um segmento da programação de longas cujo nome e premiação homenageiam o cineasta Carlos Reichenbach e que destaca filmes que não têm pressupostos além da liberdade de criação. Filmes de todas as tendências, de diretores de qualquer faixa etária.

A escolha se deu a partir da participação de 19 estudantes inscritos na oficina de “Análise de Estilos Cinematográficos”, ministrada pelo crítico de cinema Victor Guimarães durante a 15ª Mostra CineBH, realizada em setembro de 2021.

A oficina é realizada anualmente e integra o Programa de Formação Audiovisual do Cinema sem Fronteiras – programa internacional de audiovisual que reúne as três mostras de cinema que a Universo Produção realiza em Minas Gerais (Mostra Tiradentes, CineOP e CineBH). Tem como objetivo contribuir para a formação de críticos de cinema e desenvolve uma análise crítica e estética de filmes brasileiros contemporâneos para capacitar os universitários a ter uma atitude de um crítico perante os filmes.

Para a escolha dos universitários selecionados, foram utilizados como critérios a clareza e articulação de fala e escrita, a capacidade de análise e reflexão, o olhar atento e coerência na expressão. "Na oficina deste ano, experimentamos várias possibilidades de escrita coletiva e individual, sempre com um engajamento intenso da turma. Os exercícios e os debates revelaram um grupo forte, com muita personalidade, que certamente construirá um campo fértil de debate em Tiradentes. Também tenho certeza de que esses e essas estudantes têm carreiras muito promissoras pela frente", destaca o instrutor Victor Guimarães.

Conheça os alunos selecionados para integrar o Júri Jovem da 25ª Mostra de Cinema de Tiradentes:

ADLER CORREA- 24 anos, estudante do 5º período de Cinema e Audiovisual da UFPel
MARIA SUCAR- 21 anos, estudante do 2º período de Artes Visuais da UFRN
NAYLA GUERRA- 23 anos, estudante do 8º período de Audiovisual da USP
NINA CAMURÇA- 20 anos, estudante do 3º período de Rádio, TV e Internet da UFJF
RENAN EDUARDO- 21 anos, estudante do 8º período de Cinema e Audiovisual da PUC Minas

Plataforma de lançamento do cinema brasileiro
Maior evento do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país e chega a sua 25ª edição de 21 a 29 de janeiro de 2022, em formato online e presencial. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias mundiais e nacionais – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.

O evento exibe mais de 100 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mostras temáticas, presta homenagem a personalidades do audiovisual, promove seminário, debates, a série Encontro com os filmes, oficinas, Mostrinha de Cinema e atrações artísticas. Toda a programação é gratuita. Maiores informações www.mostratiradentes.com.br 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...