Pular para o conteúdo principal

CAMINHÃO TECNOLÓGICO DO IFSULDEMINAS LEVA CURSO DE ROBÓTICA E ARDUÍNO A CRIANÇAS E JOVENS

LabMaker Móvel integra o Projeto Capacita Sul de Minas, que irá atender mais de 15 mil pessoas, com a oferta de qualificação e capacitação profissional

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) iniciou, nesta semana, mais uma etapa do projeto Capacita Sul de Minas, com o projeto LabMaker Móvel. Agora, é a vez de jovens e crianças serem apresentados ao mundo maker, à robótica e ao universo da inovação por meio de cursos em laboratórios móveis, montados no interior de um caminhão, que irá rodar por cerca de 30 cidades da região ao longo de 2022 (a programação com a rota do caminhão, os requisitos e a forma de inscrição nos cursos serão divulgados em breve).

A primeira parada do caminhão tecnológico é na cidade de Pouso Alegre. Estacionado no pátio da Reitoria do IFSULDEMINAS, nas duas primeiras semanas de janeiro, ele abriga os cursos de Arduíno e Robótica, totalmente gratuitos, oferecidos a crianças e adolescentes de 9 a 16 anos, membros de projetos sociais.

O curso tem duaração de quatro horas e será disponibilizado para oito turmas, divididas nos períodos da manhã e da tarde, nos dias 06, 07, 13 e 14 de janeiro. Os primeiros 40 participantes são alunos da rede municipal e estadual da cidade, integrantes do programa Forças do Esporte, promovido pelo 14º Grupo de Artilharia de Campanha Fernão Dias, do Exército, em parceria com a prefeitura de Pouso Alegre. Entre eles, está o estudante Bruno Augusto de Freitas Viana, de 11 anos, que adora Tecnologia e sonha em ser cientista. 

"Das coisas que aprendi aqui, elas são tipo um quebra-cabeças que a gente vai resolvendo de pouquinho em pouquinho. Eu gostei de tudo, foi muito divertido e quero muito saber mais".

WhatsApp Image 2022 01 06 at 10.35.23 2Outro participante foi João Victhor Nogueira da Silva, de 12 anos, que gostou de aprender sobre programação. "Hoje, eu consegui simular um semáforo de trânsito, com os comandos que o professor indicou. Essa foi a parte mais legal da aula. Eu acho que, no futuro, saber programar vai me ajudar a conseguir um emprego bom".

Segundo o tutor Heber Rocha Moreira, o curso fornece conhecimentos básicos sobre robótica e o uso do arduíno (placa de prototipagem eletrônica de código aberto que permite o desenvolvimento de projetos de automação) dentro da área de robótica. Além disso, na parte prática, os participantes montam circuitos elétricos e aprendem os primeiros passos no mundo da programação. "Os estudantes ficaram empolgados. Eles conseguiram resolver o problema apresentado e, a partir daí, já queriam criar novas situações, alterando parâmetros e descobrindo funções novas".

A diretora de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo, Cristina Lúcia Janini Lopes, uma das responsáveis pelo LabMaker Móvel descreveu a importância desta ação para o universo infanto-juvenil. 

"O projeto tem a intenção de inspirar esses jovens para um universo de oportunidades que a inovação nos possibilita. Eles aprendem, brincando e se divertindo, diversos assuntos, como o funcionamento de motores, a geração e conservação de energia, a programação de computadores e o funcionamento de componentes eletrônicos".

Capacita Sul de Minas
Em agosto de 2021, o IFSULDEMINAS lançou o projeto Capacita Sul de Minas, com a proposta de ampliar a oferta de qualificação e capacitação de profissionais, jovens e mulheres. Ao todo, serão oferecidos 25 cursos gratuitos, on-line e presenciais, com estimativa de atender 15.800 pessoas, residentes em 72 municípios sul-mineiros, até o fim de 2022. 

O projeto é uma iniciativa do IFSULDEMINAS, organizada e realizada com verba de R$ 2 milhões, destinada via emenda parlamentar pelo Deputado Federal Odair Cunha (PT-MG). 

De acordo com o reitor do Instituto, Marcelo Bregagnoli, a iniciativa é uma importante ferramenta social. 

“Principalmente nesses momentos de pandemia, em que a empregabilidade é fundamental para as famílias, o IFSULDEMINAS implementa novas ações voltadas à capacitação. É a geração de valor público por meio de ações educacionais que contribuem para o desenvolvimento regional”.

As oportunidades são diversificadas para suprir as demandas regionais e compreendem cinco modalidades educacionais:

- 16 cursos FIC Presenciais, como de:
pedreiro, horticultor, maquiador, cuidador de idoso, costureira, recepcionista, de marketing digital e de Libras, entre outros. Esses cursos acontecerão em 72 municípios ao longo de 2021 e 2022. São cursos com carga horária de 30 horas e duração de duas semanas. As ofertas não serão ao mesmo tempo. Serão divididos grupos de municípios e as oportunidades e editais sempre serão publicadas no site.

- Cursos FIC na modalidade a distância (EaD): as qualificações foram para Assistente Administrativo e de Secretaria Escolar; Auxiliar de Laboratório de Saúde e Balconista de Farmácia. Estes cursos ocorreram de agosto a dezembro de 2021.

- Cursos FIC de Corte e Costura (presencial):
visa capacitar 500 pessoas em curso de Corte e Costura com carga horária de 80 horas, nos anos de 2021 e 2022, nos municípios de Passos, Machado, Boa Esperança, Paraguaçú e Poço Fundo.

- Curso de pós-graduação Lato Sensu na modalidade a distância (EaD):
As especializações são para Educação Inclusiva; Gestão Escolar e Gestão Educacional. Já houve a seleção de alunos e os cursos estão em andamento, de outubro de 2021 a setembro de 2022.


- 2 caminhões tecnológicos (LabMaker Móvel): além dos cursos de Robótica e Arduíno para o público em geral, haverá cursos exclusivos para mulheres ao longo de 2022, capacitando-as para realizarem pequenos consertos na área de hidráulica e elétrica, incentivando o empreendedorismo e abrindo horizontes para o mercado de trabalho. Todos os cursos serão oferecidos em laboratórios montados em caminhões, que percorrerão cerca de 30 cidades do Sul de Minas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...