Pular para o conteúdo principal

PREFEITURA ASSINA CONVÊNIO COM SEBRAE PARA EXECUÇÃO DO PROGRAMA CIDADES EMPREENDEDORAS


Foi realizada, na tarde de desta terça-feira, dia 25, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) Regional Centro-Oeste, a solenidade de assinatura do convênio entre a Prefeitura de Divinópolis e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-MG). O programa será subsidiado pelo SEBRAE e não trará custos para o município.

Por meio do programa Cidades Empreendedoras o Município contará com a FIEMG Regional Centro-Oeste e o Sindicato da Indústria da Construção Civil (SINDUSCON-CO) como intervenientes, com o objetivo de atuarem de forma conjunta em iniciativas de fomento ao empreendedorismo.

O programa, que já foi executado em diversos estados com resultados exitosos é pioneiro em Minas, as cidades de Itaúna e Guaxupé também aderiram ao programa, que será liderado por Divinópolis. De acordo com gerente da Regional Centro-Oeste do SEBRAE-MG, Leonardo Mol, as principais características do programa são a gestão compartilhada e a desburocratização de atividades, sobretudo, do segmento da construção civil. 

“O setor da construção civil é o maior gerador de emprego e renda para o município, por isso é importante que os entraves sejam desfeitos para promover o desenvolvimento econômico e social”, enfatizou Mol.

Dentre outras atividades, o programa viabilizará a realização de instrutorias e consultorias especializadas para gestores públicos e técnicos da administração pública que participam dos processos de elaboração, revisão e aprovação dos códigos de construção, obras e edificações conforme a resolução CGSIM 64 que trata da lei da liberdade econômica aplicada ao licenciamento urbanístico.

De acordo com o presidente da FIEMG Regional CO e do SINDUSCON-CO, a expectativa é que profissionais técnicos tenham participação para traçar estratégias e contribuir com Município na busca pela promoção do desenvolvimento. A nova Lei de Uso e Ocupação do Solo, Código de Obras e aprovação de projetos online são o tripé do programa. 

“Essa é uma iniciativa que será um marco para Divinópolis. A FIEMG e o SINDUSCON-CO buscaram essa solução para a cidade, através da expertise do SEBRAE e a Prefeitura se abriu para essa parceria. Esperamos e acreditamos que o programa resulte em significativos avanços para a cidade”, finalizou Eduardo Soares.

Para a vice-prefeita, a parceria entre FIEMG, SEBRAE e Prefeitura sempre existiu e foi documentada nesta tarde. “Isso é gestão em defesa da cidade; todos caminhando juntos em prol do desenvolvimento”, afirmou Janete Aparecida. O prefeito municipal, destacou a importância da modernização e atualização de questões que são gargalos para o desenvolvimento. 

“Hoje demora-se muito para aprovar um projeto, estamos ultrapassados em diversos setores e a burocratização trava o desenvolvimento. Gratidão por participar desse momento histórico. Vamos fazer história”, finalizou Gleidson Azevedo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...