Pular para o conteúdo principal

25ª MOSTRA DE TIRADENTES ALCANÇA MAIS DE 4 MILHÕES NAS REDES SOCIAIS

Em nove dias de programação abrangente, intensa e gratuita, a Mostra promoveu reflexões e apresentou a multiplicidade de conteúdos audiovisuais. Sessões de cinema, programa de formação, debates, rodas de conversa, exposição virtual, ações de mercado e show, marcaram a 25a edição do evento. O formato digital ampliou o alcance da ação cultural

Celebrando suas Bodas de Prata, a Mostra de Cinema de Tiradentes, maior evento do cinema brasileiro em formação, reflexão, exibição e difusão, em sua 25a edição, de 21 a 29 de janeiro, inaugurou o calendário audiovisual brasileiro e apresentou ao público a diversidade da produção audiovisual contemporânea em 169 filmes (64 longas, 3 médias e 102 curtas-metragens), oriundos de 20 estados brasileiros e do Distrito Federal, em pré-estreias mundiais, nacionais e mostras temáticas

Em nove dias de programação abrangente, intensa e gratuita, novamente em formato digital, o mais indicado e seguro para o cenário atual de pandemia do Covid-19 no Brasil, o evento teve mais de 350 mil acessos na plataforma oficial www.mostratiradentes.com.br, vindos de 83 países. A divulgação da Mostra registrou alcance de mais de 4 milhões nas redes sociais.

O evento realizou também o 25o Seminário do Cinema Brasileiro que promoveu 38 debates, a série Encontro com os Filmes e rodas de conversa, com a participação de 119 convidados, entre profissionais do audiovisual, críticos e pesquisadores. Os debates e bate-papos estão disponíveis no Canal do Youtube da Universo Produção.

A 25a Mostra Tiradentes promoveu ainda o Programa de Formação Audiovisual que contou com 10 oficinas e certificou 260 alunos. Em diálogo com as outras artes, a programação do evento realizou ainda performance audiovisual, lançamento de livros, exposição fotográfica virtual e show musical.

“A memória, é de que em 25 anos, o que era o desejo de fazer um festival diferente de tudo que já existia, tornou-se em empreendimento do mundo, com a força e a cara do Brasil. Aqui tem todas as cores, vozes, corpos, sotaques, processos de criação, inovação, linguagens, estéticas e tudo que acontece no cinema brasileiro agora”, destaca Raquel Hallak, diretora da Universo Produção e coordenadora geral da Mostra Tiradentes.

O evento atendeu a solicitação de credenciamento de 60 veículos de imprensa, representados por 95 profissionais de comunicação que fizeram a cobertura jornalística diária da 25a Mostra Tiradentes. Além disto, a equipe comunicação da Mostra alimentou a plataforma oficial do evento - www.mostratiradentes.com.br e as redes sociais com conteúdos diários - notícias e registros de vídeos e fotografias - que disponíveis para consulta e acompanhamento de tudo que aconteceu no evento.

Temática + Homenagem
Com a temática “Cinema em Transição”, a curadoria, assinada por Francis Vogner dos Reis e Lila Foster, propôs uma reflexão sobre a percepção de que o cinema brasileiro atravessa um período complexo e delicado em diversos setores: do desenvolvimento de projetos à produção, das filmagens à finalização, da distribuição à exibição, toda a cadeia de realização tem sido reestruturada, reconfigurada e, muitas vezes, revolucionada.

Em 2022, a Mostra Tiradentes prestou homenagem a Adirley Queirós, cineasta de Ceilândia, no Distrito Federal, que desde 2012 vem apresentando novos e instigantes trabalhos no evento. Junto ao Ceicine (Coletivo de Cinema da Ceilândia), seus filmes são obras fundamentais nesse rosto de transição que o cinema brasileiro foi adquirindo nos últimos anos.

Plataforma de lançamento do cinema brasileiro
A 25a edição da Mostra Tiradentes apresentou para o público o que vai ser o cinema brasileiro de 2022. Reuniu uma seleção de 169 filmes, de 20 estados brasileiros e do Distrito Federal. Na programação de longas e médias foram exibidas 67 produções divididas em 12 Mostras Temáticas (Aurora, Olhos Livres, Temática, Homenagem, Autorias, Praça, À Meia-noite Levarei sua Alma, Sessão Debate, Valores, 25 anos, Jovem e Mostrinha), além do filme de encerramento. Os filmes vieram de nove estados (incluindo coproduções): Ceará (5), Espírito Santo (2), Goiás (1), Paraíba (1), Minas Gerais (13), Pernambuco (6), São Paulo (15), Rio de Janeiro (11), Rio Grande do Sul (1) e Distrito Federal (6).

Já os curtas totalizaram de 102 produções. As produções foram distribuídas nas mostras Foco, Panorama, Jovem, Formação, Mostrinha, Praça, Regional, Foco Minas, Homenagem, Valores e Temática. Os filmes vêm de 17 estados - Acre (2), Amazonas (2), Bahia(6), Ceará (8), Espírito Santo (1), Mato Grosso (1), Minas Gerais (29), Pará (1), Paraíba (1), Pernambuco (5), Piauí(1), Rio de Janeiro (13), Rio Grande do Norte (4), Rio Grande do Sul (4), Santa Catarina (2), São Paulo (19), Sergipe (1) e do Distrito Federal (1).

Conexão Brasil Cinemundi
O programa Conexão Brasil CineMundi, edição itinerante do Brasil CineMundi introduziu uma nova categoria para longas brasileiros – a Work In Progress (WIP), na 25a Mostra Tiradentes e promoveu 58 meetings - ações de mercado voltadas para o cinema brasileiro, ampliando a difusão, a visibilidade e a internacionalização do audiovisual nacional, para 15 filmes de longa-metragem selecionados, em fase work in progress (WIP). Participaram da primeira edição do Conexão Brasil CineMundi 44 profissionais da indústria do audiovisual, entre convidados internacionais e também importantes players nacionais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...