Pular para o conteúdo principal

AGOSTINHO PATRUS REAFIRMA INDEPENDÊNCIA DO LEGISLATIVO E DEFESA DOS INTERESSES DA POPULAÇÃO

Solenidade marca instalação da 4.ª Sessão Legislativa da ALMG; medidas de combate à pandemia poderão ser votadas em Plenário no retorno dos trabalhos

Com um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da covid-19 e das tragédias ocasionadas pelas chuvas no Estado, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus (PV), instalou, nesta terça-feira, 1º, em Reunião Solene de Plenário, a 4.ª Sessão Legislativa Ordinária da 19.ª Legislatura (2019 – 2023).

Cumprida em formato remoto, a solenidade marcou o início das atividades neste primeiro dia de retorno dos trabalhos do Legislativo após o recesso parlamentar. Na ocasião, somente o presidente Agostinho Patrus esteve presencialmente no Plenário, enquanto demais parlamentares e autoridades do Estado participaram por videoconferência.

Em pronunciamento, ao relembrar o bicentenário da Independência do Brasil e o centenário da Semana da Arte Moderna, Agostinho Patrus defendeu os princípios democráticos que asseguram a liberdade e a independência do Parlamento. “Se a liberdade é a pedra fundamental da democracia, a independência é o seu pilar. A única submissão do Poder Legislativo deve ser aos seus deveres constitucionais de falar, fiscalizar e propor”, afirmou.

Na oportunidade, o presidente da ALMG também reforçou a importância da união para o enfrentamento à crise provocada pela pandemia de covid-19. “A resposta para a insatisfação é a união. A Assembleia de Minas se unirá novamente este ano em torno do mesmo propósito: promover o bem-estar de todos os mais de 22 milhões de mineiras e mineiros”, declarou.

Patrus ainda destacou o lançamento do “Fiscaliza Mais”, um novo modelo de monitoramento das políticas públicas estaduais. O objetivo é fortalecer a atuação fiscalizadora das comissões da ALMG, com foco em indicadores que permitam aferir os resultados e a efetividade das ações do Estado. “Estamos certos que tal iniciativa contribuirá significativamente para o aprimoramento dos serviços oferecidos às pessoas”, garantiu.

Enfrentamento à pandemia
Em caráter excepcional, o presidente da ALMG poderá convocar reunião extraordinária de Plenário para tratar de medidas urgentes de enfrentamento da pandemia ou de mitigação de suas consequências sociais e econômicas. Poderão ser analisadas somente matérias consideradas de caráter urgente pelo Colégio de Líderes, que analisará a excepcionalidade das circunstâncias e o relevante interesse público das proposições. Os projetos serão votados em turno único, após a emissão de parecer em Plenário pelo relator a ser designado pelo presidente da ALMG.

Funcionamento da Casa
Conforme a Deliberação n.º 2.781, publicada na última quinta, dia 27, as atividades legislativas e administrativas voltaram a ser realizadas preferencialmente por métodos remotos a partir dessa segunda, dia 31, como estratégia de prevenção ao atual cenário de elevada contaminação pelo coronavírus no Estado. O objetivo é garantir o exercício das atividades parlamentares, restringindo a circulação de pessoas nas dependências da ALMG, de modo a preservar a saúde de parlamentares, servidores e da comunidade em geral.

A ALMG permanecerá monitorando a evolução dos dados epidemiológicos para definição de novas medidas que se façam necessárias, em plena consonância com as recomendações das autoridades sanitárias. Ainda assim, mesmo com a adoção dessas medidas, as atividades do Parlamento estão mantidas, garantindo o exercício de suas funções constitucionais e preservando a segurança das pessoas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...