Pular para o conteúdo principal

PROFESSOR E HISTORIADOR LAVRENSE LANÇA LIVRO COM RECURSOS DA LEI ALDIR BLANC


O professor e historiador Geovani Németh-Torres foi beneficiado com recursos remanescentes da Lei Aldir Blanc de 2020 para publicação de seu livro “Vida Escolar de Firmino Costa (1907-1908)”. A obra faz um recorte da biografia do importante educador que dá nome a uma escola no município.

O contemplado recebeu os recursos federais em 2021, através do edital 002/2021, por meio da Secretaria de Esporte, Turismo, Lazer e Cultura (SELTC). O autor doou parte dos exemplares para as bibliotecas de escolas públicas de Lavras.

A obra
Título: “Vida Escolar” de Firmino Costa (1907-1908), organização e notas por Geovani Németh-Torres.

Sinopse: “Vida Escolar” foi um jornal redigido entre 1907 e 1908 pelo professor Firmino Costa, primeiro diretor do Grupo Escolar de Lavras (hoje uma escola estadual que leva seu nome). Trata-se de uma publicação multitemática de grande valor para a História da Educação no Brasil, devidamente analisada por autores como DIAS [1986], PEREIRA [2005] e HAMDAN [2007]; além disso, é também o marco primordial da historiografia lavrense, amplamente citado em todos os trabalhos subsequentes sobre a cidade a tratar de suas origens até o início do Século XX. Foi considerando estes fatores que o presente volume foi concebido, de modo a não apenas preservar o legado de Firmino Costa, mas também difundi-lo a todos os interessados, notavelmente a seus conterrâneos lavrenses que tanto se beneficiaram com as realizações do ilustre educador. Neste livro, o conteúdo integral de “Vida Escolar” foi organizado pelo historiador Geovani Németh Torres segundo seus principais eixos temáticos, e enriquecido com mais de trezentas notas de rodapé com diversos dados complementares. Assim, espera-se que este esforço facilite e amplie o rol de informações pertinentes para os estudos da História da Educação e, principalmente, que ajude a compreender melhor o passado da cidade a qual Firmino Costa tanto amou e engrandeceu. “Vida Escolar” era o “Boletim Quinzenal do Grupo Escolar de Lavras”, publicado sempre no primeiro e no décimo quinto dia de cada mês, ao longo do ano letivo. Ao todo, foram 34 edições nos dois anos em que perdurou. O jornal era impresso na tipografia da Folha de Lavras, de Azarias Ribeiro Júnior, possuía quatro páginas e todos os textos foram escritos por Firmino Costa, exceto aqueles assinados por outros autores. Os objetivos do jornal foram definidos em seu primeiro número, como “prestar informações sobre o movimento da instrução deste município e dar notícias que interessem ao progresso de Lavras”. A publicação possuía quatro seções, dispostas sempre seguindo a mesma ordem, embora com tamanhos variáveis: a primeira parte constava de notas pedagógicas de temas diversos relacionados à reforma do ensino implementada no Estado de Minas Gerais em 1906, e também das experiências vividas no Grupo Escolar; a segunda trazia notícias do cotidiano da instituição, como melhorias no espaço físico, modificações no quadro docente e comentários sobre alunos de maior capacidade e mérito (e, conforme se verá, muitos deles ocupariam posições prestigiadas na sociedade quando adultos); a terceira destacava acontecimentos marcantes da cidade de Lavras e região; por fim, a última seção continha apontamentos sobre a História de Lavras e biografias de lavrenses ilustres.

Número de páginas: 292.

O livro pode ser encontrado na casa do Ângelo Delphim (Rua Gastão Maia 20); no sebo do João da Praça (Rua Waldemar Novaes 29); ou pelo telefone (35) 3822-2882.

Lei Aldir Blanc
A Lei Federal 14.017/2020, também conhecida como Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural diante do estado de calamidade pública decretado pela União em função da pandemia da Covid-19.

As ações emergenciais previstas na Lei Aldir Blanc atendem aos trabalhadores da cultura, aos espaços artísticos e culturais, microempresas e pequenas empresas culturais, cooperativas, instituições e organizações culturais comunitárias que tiveram suas atividades interrompidas por força das medidas de distanciamento social para o controle da pandemia da Covid-19.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...