Pular para o conteúdo principal

PROJETOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE VARGINHA ALCANÇAM RECONHECIMENTO NACIONAL


A União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Undime-MG), parabenizou o Município de Varginha por projeto desenvolvido pelos educadores da Rede Municipal de Educação no ano de 2021. A equipe da Secretaria Municipal de Educação de Varginha, criou duas plataformas com objetos digitais de aprendizagem exclusivos, voltados para o trabalho com a educação infantil e com a temática da agenda 2030 ODS da ONU. A Bebeteca ODS Primeiros Passos e a Ludoteca ODS.

“A Bebeteca ODS Primeiros Passos e a Ludoteca ODS Criança foram criados com muita dedicação, estudo, trabalho, pesquisa e carinho por parte dos profissionais do Magistério da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Varginha e alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, da ONU”, explica a secretária de Educação, Gleicione Souza.

Eça explica que essas plataformas foram criadas com objetivo de potencializar o protagonismo docente na criação de materiais autorais a serem utilizados como recursos didático-pedagógicos para o desenvolvimento de atitudes e valores que almejam transformações positivas para a vida no planeta.

Todo o processo aproveitou a formação dos professores para o desenvolvimento de habilidades digitais e sugeriu a criação de um produto, e o resultado foi a criação dois produtos: a plataforma da BEBÊTECA, voltada para os alunos de zero a três anos, e a LUDOTECA, com atividades gamificadas, para o público de quatro e cinco anos, que abrange a pré-escola.

“Nos chama a atenção o insight que tiveram em unir a formação dos professores com o desenvolvimento de objetos digitais de aprendizagem. Vale destacar que as plataformas foram incluídas pelo MEC, na curadoria de conteúdo disponível no curso do LabInova, que está sendo ofertado para os articuladores do Programa de Inovação Educação Conectada em todo o País, através da Universidade Federal do Mato Grosso”, diz a nota da Undime.

A nota diz aina que “Iniciativas inovadoras e que vão de encontro ao novo cenário da educação mundial, desenhado diariamente com a eminência da pandemia da Covid-19, reforça a necessidade de abraçar a tecnologia como ferramenta pedagógica nas salas de aula. O Município de Varginha comprova a importância do investimento em tecnologia com o reconhecimento de um produto tão importante para os alunos da rede local de ensino e para alunos e professores de todo o País”.

“Para nós esse reconhecimento da Undime é a consagração de um trabalho realizado pelas nossas educadoras, que vão além das fronteiras do ensinar, inovando nas metodologias, se reinventando e capacitando. É disso que precisamos, de profissionais competentes, comprometidos com o futuro dos nossos alunos”, disse o o prefeito Vérdi Melo.

O projeto
O projeto ODS na primeira infância, com experiências lúdicas digitais, traz a preocupação com o desenvolvimento de competências digitais dos docentes da Educação Infantil, com a proposta de utilização dos conhecimentos e habilidades adquiridas durante a formação, na criação de objetos digitais de aprendizagem para serem utilizados na Educação Infantil. O resultado desse trabalho culminou na criação de duas plataformas digitais: Bebeteca ODS Primeiros Passos e Ludoteca ODS Criança.

Os objetos digitais de aprendizagem que constam nas plataformas, como audiolivros e atividades gamificadas, colocam à disposição dos alunos os recursos pedagógicos digitais relacionados aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), da Agenda 2030, da ONU, que serão utilizados nas práticas educativas na Educação Infantil.

A Plataforma “Bebeteca ODS Primeiros Passos” tem como objetivo possibilitar o trabalho com bebês e crianças pequenas, direcionado para o desenvolvimento sustentável com promoção de atitudes e valores que almejam transformações positivas para a vida no planeta, compondo um banco autoral produzido pelos Profissionais da Educação Infantil (Creche – 0 a 3 anos), da Rede Municipal de Ensino.

Os livros estão disponibilizados no formato de audiovisual e estão publicados na Plataforma https://bebetecaods.seduc.varginha.mg.gov.br/ e no canal do Projeto, no Youtube.

Já a plataforma “Ludoteca ODS Criança”, é composta por atividades gamificadas produzidas pelas equipes da Pré-escola, da Rede Municipal de Ensino. O projeto de gamificação para crianças pequenas permeou pelo eixo norteador da Educação Infantil “Interações e brincadeiras”, potencializando o desenvolvimento das competências digitais e sócio-emocionais, garantindo também os direitos de aprendizagem.

A coletânea de jogos está publicada na Plataforma https://ludotecaodscrianca.seduc.varginha.mg.gov.br/.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...