Pular para o conteúdo principal

POÇOS DE CALDAS VAI DESENVOLVER PLANO DE TRABALHO PARA A INCLUSÃO PRODUTIVA

Iniciativa foi debatida em evento realizado pela Incubadora Social

A Incubadora Social de Poços de Caldas promoveu, na última quinta-feira, dia 24, o evento “Explorando oportunidades para potencializar a inclusão produtiva no município”, voltado para indústrias, empresas, instituições e profissionais que atuam ou possuem interesse na área de inclusão produtiva e geração de renda.

O evento visa divulgar as ações realizadas pela Incubadora Social no município; fomentar a discussão sobre inclusão produtiva; criar pontes, conectando mundos e perspectivas diferentes para promover a colaboração por meio da construção de alianças; ampliar o ecossistema da inclusão produtiva na cidade, através de novas parcerias; pensar conjuntamente sobre quem são os atores que podem contribuir nessa discussão e definir o papel de cada um na construção de um cenário mais favorável para a inclusão produtiva em Poços de Caldas.

Plano de Trabalho
No encontro, foram apresentados os projetos desenvolvidos pela Incubadora Social, seu funcionamento, os resultados e as demandas do equipamento para que possíveis parceiros possam atuar junto à Incubadora. A partir do evento, serão realizadas reuniões pontuais por setor, para discutir quais são as ações a serem desenvolvidas, além da criação de uma comissão de elaboração do Plano de Trabalho para a Inclusão Produtiva, formada por diversos atores, como representantes da indústria, rede hoteleira, comércio, instituições de ensino, órgãos consultivos e órgãos públicos.

“O evento visa divulgar as ações da Incubadora Social e ampliar o número de parceiros que podem atuar junto à Incubadora, proporcionando a potencialização da inclusão produtiva no município”, informou a terapeuta ocupacional Patrícia Ávila, técnica de referência da Incubadora Social.

O vice-prefeito Júlio César de Freitas participou da abertura do evento. “Um dos nossos objetivos é mostrar a Incubadora Social, tornar público e acessível, divulgar o belíssimo trabalho que é desenvolvido neste equipamento”, destacou.

Dentro do encontro, realizado no Teatro Benigno Gaiga, no Espaço Cultural da Urca, foi apresentada também a parceria que está sendo desenvolvida entre o equipamento e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), tendo como consultor o professor doutor José Osvaldo De Sordi, docente-pesquisador colaborador do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração do Centro Universitário Campo Limpo Paulista (UNIFACCAMP) e professor do curso de Administração da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). 

“Para nós, essa parceria com a Incubadora Social está sendo ótima porque a Incubadora está bem estruturada e já existe um legado de 17 anos. Só tenho a agradecer pela oportunidade”, discursou o professor.

Incubadora Social
A Incubadora Social é uma iniciativa de impacto social, que promove espaços de acolhimento, capacitação e assessoria visando a inclusão produtiva, empreendedorismo, empoderamento, independência e autonomia pessoal e financeira do público atendido. 

“Esse trabalho desenvolvido em parceria com a universidade nos ampliou o olhar sobre as possibilidades de ação da Incubadora no município. Desde 2018, tenho acompanhado de perto o trabalho e tenho visto um crescente aumento e valorização”, avaliou a coordenadora da Proteção Social Básica da Secretaria Municipal de Promoção Social, Andréia Achel.

O secretário municipal de Promoção Social, Carlos Almeida, que cumpria agenda oficial em Brasília, participou da abertura do evento de forma remota e convidou todos os presentes para que possam somar esforços junto à Incubadora Social. “Que os presentes possam fomentar, fazer com que outras pessoas possam colaborar conosco, participar desse grande trabalho junto à Incubadora Social. Venha fazer parte dessa causa você também”, convidou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...