Pular para o conteúdo principal

PRESIDENTE DA FIEMG REGIONAL CENTRO-OESTE ACOMPANHA COMITIVA DE DIVINÓPOLIS EM VISITA A SÃO PAULO


O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) Regional Centro-Oeste, Eduardo Soares, faz parte da comitiva de Divinópolis que está percorrendo cidades do estado de São Paulo para conhecer os processos e avanços acometidos através do Programa Cidades Empreendedoras, que tem como principal característica, a gestão compartilhada e a desburocratização de atividades, sobretudo, do segmento da construção civil.

A Prefeitura de Divinópolis assinou o convênio com o SEBRAE-MG em janeiro desse ano. Por meio do programa Cidades Empreendedoras o município contará com a FIEMG Regional Centro-Oeste e o Sindicato da Indústria da Construção Civil (SINDUSCON-CO) como intervenientes, com o objetivo de atuarem de forma conjunta em iniciativas de fomento ao empreendedorismo.

O programa já teve início em várias cidades do estado de São Paulo com resultados exitosos. Durante essa semana, a comitiva do Centro-Oeste de Minas visitará Taubaté e Itatiba, cidades que já desenvolvem este processo, e Campos do Jordão, onde está sendo realizado o 64º Congresso Estadual de Municípios (CEM). 

Ao todo, 37 pessoas, entre elas, secretários e colaboradores da prefeitura de Divinópolis; a vice-prefeita, Janete Aparecida; representantes de Itaúna e Lagoa da Prata; o presidente regional da FIEMG, Eduardo Soares; a analista técnica do SEBRAE, Glaura Figueiredo e Jefferson Dias Santos, coordenador Estadual da Construção Civil do SEBRAE, participam da Comitiva.

De acordo com o presidente da FIEMG e do SINDUSCON-CO, o objetivo da visita é conhecer os processos e boas práticas desenvolvidos nos municípios, os avanços proporcionados através das ações do convênio e trazer boas experiências para serem aplicadas em Divinópolis. “Viemos aqui aprender com eles, saber no que já estão avançando e o que podemos aprimorar. Temos ainda muita coisa para discutir, mudar e realizar”, afirmou Eduardo Soares.


Os principais assuntos discutidos no encontro são aprovação de projetos online; código de obras e nova lei de uso e ocupação do solo, que aguarda aprovação. “Quando falamos de obras e celeridade nos processos, falamos de desenvolvimento. Nessa pauta estão incluídos hospitais, comércios, escolas, serviços, indústrias e outros empreendimentos essenciais para o desenvolvimento. O que buscamos é, de maneira coordenada e inteligente, aplicar cada vez mais a inteligência artificial em prol do desenvolvimento econômico e social”, finalizou o líder empresarial.

Dentre outras atividades, o programa viabilizará a realização de instrutorias e consultorias especializadas para gestores públicos e técnicos da administração pública que participam dos processos de elaboração, revisão e aprovação dos códigos de construção, obras e edificações conforme a resolução CGSIM 64 que trata da lei da liberdade econômica aplicada ao licenciamento urbanístico. A missão realizada essa semana dá início ao trabalho de consultoria no Município de Divinópolis. As ações com esse grupo de servidores municipais que foram conhecer as boas práticas já tem início no dia 13 de abril, quando ocorrerá o primeiro encontro de alinhamento e, a partir daí, os servidores vão ingressas numa rodada de consultorias e oficinas.

*Com Gracielle Castro, da FIEMG Regional Centro-Oeste

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...