Pular para o conteúdo principal

SÃO LOURENÇO IMPLANTA NOVO PROTOCOLO PARA AS SÍNDROMES GRIPAIS E TESTE COVID-19


Seguindo os novos protocolos e orientações do Governo de Minas na detecção e tratamento da Covid-19, a Secretaria de Saúde (SMS) de São Lourenço, no Circuito das Águas, implantou um novo fluxo para atendimento das síndromes gripais e testagem do coronavírus.

Desde o último dia 23, os atendimentos médicos para Síndromes Gripais serão feitos nas 10 Unidades Básicas de Saúde do município para casos não graves e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) para os casos mais graves. Os atendimentos médicos e os testes eram realizados no Centro de Apoio às Síndromes Gripais, que está instalado na antiga casa do sargento do Tiro de Guerra.

“Os testes para detecção da Covid-19 continuam sendo realizados no Centro, porém precisarão do encaminhamento de um médico ou enfermeiro da rede pública de saúde. A avaliação é necessária uma vez que o teste realizado antes do terceiro dia de sintoma pode apontar falso negativo, obrigando o paciente a realizar o exame novamente”, explicou Gislene Nogueira, diretora de Saúde da SMS.

A secretária Municipal de Saúde, Patrícia Lessa, lembra que os atendimentos médicos para as Síndromes Gripais nas UBS serão de livre demanda. “O paciente que necessitar de atendimento para as síndromes gripais nas Unidades Básicas de Saúde, não precisará agendar a consulta. Ressaltamos ainda que os casos mais graves ou que necessitam ser atendidos fora do horário de funcionamento das UBS poderão procurar a UPA”, disse Patrícia Lessa.

Centro de Apoio de Síndromes Gripais
Em reposta aos casos de Covid-19, em 2021, o Governo Municipal criou o Centro de Apoio às Síndromes Gripais, que inicialmente, foi montado no estacionamento do Parque das Águas. O serviço contou com um protocolo de atendimento de médicos e enfermeiros para detecção de novos casos, tratamento dos sintomas e isolamento dos casos positivos para conter a circulação do vírus na cidade.

Devido a um aumento de casos no início deste ano o serviço foi reativado. Entre 10 de janeiro e 21 de março deste ano, o Centro atendeu 4.076 pessoas com consultas médicas e testagem, sendo que 1.680 pacientes foram positivo e receberam as orientações para isolamento e tratamento dos sintomas gripais.

No mês de janeiro foram atendidas 1.572 pessoas, sendo que 669 foram casos positivos. Em fevereiro, foram atendidas 1.732 pessoas, onde 824 positivaram. Até o último dia 21, foram realizados 772 testes, sendo que 187 positivaram.

Medidas de prevenção
Mesmo com o avanço da vacinação e a consequente redução de casos, que levou a um novo protocolo de atendimento da Covid-19, ainda é necessário manter as medidas de prevenção. O uso de máscara, já flexibilizado em locais abertos, deve ser feito em locais fechados e em lugares em que haja concentração de pessoas. O uso do álcool em gel e o distanciamento em filas devem ser mantidos.

Desmobilizações de leitos
O Governo de Minas já desmobilizou os leitos de UTI Covid-19 por todo Estado, inclusive no Hospital São Lourenço. Foram credenciados novos nove leitos de UTI na unidade que não serão usados exclusivamente para a Covid-19. Os leitos de enfermaria Covid-19 continuam disponibilizados com recursos do município repassados ao Hospital.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...