Pular para o conteúdo principal

ACADEMIA FEMININA SUL-MINEIRA DE LETRAS COMEMORA SEU PRIMEIRO ANIVERSÁRIO


A Academia Feminina Sul-Mineira de Letras (Afesmil), também denominada Casa de Bárbara (H)Eliodora se prepara para seu primeiro aniversário. A entidade literária regional foi criada em 2020, oficializada no dia 24 de maio de 2021, data do falecimento da patrona da casa, a poetisa Bárbara (H)Eliodora e está sediada na cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas.

A entidade tem a finalidade de difundir a cultura linguística e literária no e do Sul de Minas Gerais, divulgar as autoras sul- mineiras e as suas respectivas obras, preservar o patrimônio literário sul-mineiro de autoria feminina, além de estimular a leitura e a escrita literária entre o público feminino.

O sodalício homenageia como patronas e reúne como ocupantes das 40 cadeiras poetas e escritoras da região sul-mineira e suas franjas ou a ela ligadas. 

Suas 40 patronas são: Bárbara (H)Eliodora, Marília de Dirceu, Beatriz Brandão, Nísia Floresta, Francisca Senhorinha da Motta Diniz, Narcisa Amália, Júlia Lopes de Almeida, América Krauss, Presciliana Duarte de Almeida, Alexina Magalhães Pinto, Francisca Júlia, Helena Morley, Maria Eugênia Celso, Maria Cecília de Jesus, Henriqueta Lisboa, Augusta Jandira Meyer de Azevedo, Lúcia Miguel Pereira, Miêtta Santiago, Alaíde Lisboa, Lúcia Casasanta, Oneyda Alvarenga, Carolina Maria de Jesus, Maria Eugênia Montenegro, Zilah Corrêa de Araújo, Fúlvia Carvalhais Freitas, Albertina Castro Borges, Ruth Guimarães, Nilza Botelho Megale, Maria Clara Machado, Mary Apocalipse, Lourdes Gonçalves, Janete Clair, Helena Armond, Laís Corrêa de Araújo, Maria Lysia Corrêa de Araújo, Ana Elisa Gregori, Ione Taglialegna, Orides Fontela, Sílvia Costa e Santuza Naves.

E suas 40 ocupantes são: Aline Arruda, Aline Cândido, Ana Luiza Fialho, Bete Brockelmann, Camila Cabral, Celeste Noviello, Cirlene de Pádua, Claudinea Moreira, Conceição Lima, Dalila Cruvinel, Dalila Lasmar, Dilza Carvalho, Dôra Borges, Elisabeth Rennó, Francisca Vilas Boas, Gabrielli Souza, Guiomar Paiva, Iná Brasílio, Ivone Taglialegna, Kailayne Gurgel, Lourdes Maia, Luciane Madrid Cesar, Magda Pinto, Márcia Luz, Maria Eunice Duarte, Maria Helena Braga, Maura Maciel, Meiga Vasconcelos, Michelle Lopes, Natércia Villefort, Paula Alves Netto, Perpétua Amorim, Renisse Ordine, Rosemary Chalfoun Bertolucci, Sandra Rodrigues, Silvana Viola, Sílvia Reis, Tainara Guimarães, Tic Werneck e Yara Oliveira.

A sua 1ª Diretoria está assim composta: Presidente: Dalila Cruvinel, Vice-presidente: Maria Helena Braga, Secretária-geral: Conceição Lima, 1a Secretária: Cirlene de Pádua, 2a Secretária: Dôra Borges, 1a Tesoureira: Perpétua Amorim, 2a Tesoureira: Paula Alves Netto. No Conselho Fiscal conta com: 1a Conselheira: Camila Cabral, 2a Conselheira: Claudinea Moreira e 3a Conselheira: Dilza Carvalho. Esse grupo está à frente dos preparativos para as comemorações do já festejado 1º aniversário. As atividades presenciais e virtuais serão realizadas na cidade- sede da entidade, bem como em outras cidades da região sul-mineira, origem das patronas e das ocupantes das cadeiras da agremiação literária.

"A Afesmil é mais uma demonstração inequívoca da riqueza e diversidade da Literatura escrita por mulheres ao longo do tempo, do Oitocentos aos dias de hoje, ao largo do espaço, em todos os quadrantes da Serra da Mantiqueira e da Bacia do Rio Grande. Todos os vivas para a Cultura, a Arte, a Literatura. Todos os vivas para a Literatura escrita por mulheres. Todos os vivas para a Academia Feminina Sul-Mineira de Letras, a Afesmil, a Casa de Bárbara (H)eliodora", destaca a Diretoria da entidade.

Comentários

Unknown disse…
Excelente!!! Abração! Iná
Anônimo disse…
Parabéns à Afesmil e ao excelente Caderno de Apresentação desta entidade organizado por Cristina Werneck Dalila Cruvinel e Dôra Borges. Vida longa à Afesmil. Abraço em Letras. Paulo Guimarães.

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...