Pular para o conteúdo principal

ASSEMBLEIA DE MINAS APRIMORA PROJETO DE RECOMPOSIÇÃO SALARIAL DOS SERVIDORES PÚBLICOS MINEIROS

Segundo o presidente Agostinho Patrus, “ALMG deu demonstração de maturidade e responsabilidade”, perante a falta de diálogo por parte do governo estadual

A  Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, em 2º turno, no Plenário, nesta quarta-feira, dia 30, o Projeto de Lei 3.568/22, que concede recomposição salarial aos servidores públicos estaduais civis e militares. A matéria aprovada aprimorou o projeto original, que é de autoria do Poder Executivo. A votação foi conduzida pelo presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus (PV).

O texto final incorporou sugestões de parlamentares para a aplicação de novos índices de recomposição aos servidores da segurança pública, tendo em vista acordo firmado pelo Executivo com a categoria; da educação, levando-se em conta o piso salarial nacional – que ainda não é pago pelo Governo do Estado; e da saúde, em reconhecimento à atuação desses profissionais na pandemia.

O projeto aprovado pela ALMG acolheu, ainda, reivindicações apresentadas por instituições que representam os servidores estaduais mineiros. Durante a tramitação na Casa, as categorias tiveram a oportunidade de apresentar pleitos e sugestões – diálogo que, segundo relataram diversos dirigentes sindicais, não ocorreu durante a elaboração do projeto, por parte do Governo do Estado.

A votação realizada contou, ainda, com a presença de dezenas de pessoas nas galerias da Assembleia. Como o tema é de grande interesse da população, o Parlamento permitiu o acesso dos cidadãos, mediante cumprimento de medidas preventivas à Covid-19. Desta forma, servidores que compareceram à sede do Legislativo puderam acompanhar todos os debates, durante as mais de cinco horas de sessão.

“Maturidade e responsabilidade”
Para o presidente Agostinho Patrus, a ALMG deu uma “demonstração de maturidade e responsabilidade” ao debater e aprovar a matéria. “Mesmo com a ausência do diálogo do Governo de Minas e seus interlocutores, os parlamentares se uniram para aprovar esse projeto tão importante para o Estado, levando a todos a mensagem sobre a importância que a Assembleia dá à saúde, à segurança e à educação”, afirmou.

“Foi necessário a busca do entendimento, a busca do consenso para fazermos aquilo que é o melhor para a população de Minas Gerais. A Assembleia de Minas demonstra, também, a sua responsabilidade e a importância com que nós, aqui nesta Casa, valorizamos os servidores, sejam eles da educação, saúde, segurança e de todas as áreas do serviço público”, completou Agostinho Patrus.

Ainda segundo o parlamentar, o texto faz justiça ao prestar o devido reconhecimento ao funcionalismo mineiro. “É assim que o Parlamento se coloca, não querendo ser maior do que outros Poderes, mas mostrando sua independência. Mostrando que deputados constroem projetos que ajudam a modificar a realidade de Minas, que levam o reconhecimento a todos aqueles que prestam serviços aos cidadãos”, afirmou.

No encerramento da sessão, Agostinho Patrus reafirmou, ainda, o compromisso da ALMG em exercer a sua missão de representatividade da população. “Esta Casa assume, mais uma vez, a responsabilidade de representar 22 milhões de mineiras e mineiros, com determinação, com vontade e, acima de tudo, pensando no próximo, pensando no nosso Estado”, concluiu o presidente da Assembleia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...