Pular para o conteúdo principal

PEIEX VARGINHA CELEBRA RESULTADOS DA QUALIFICAÇÃO DE EMPRESAS DA REGIÃO PARA EXPORTAÇÃO


No dia 5 de abril, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) em parceria com o Grupo Unis, realizou o evento de encerramento do convênio de execução do PEIEX na região de Varginha e Lavras, na Unidade Avançada do Grupo Unis, no Via Café Garden Shopping.

O convênio executado em 2 anos contou com a qualificação para exportação de 100 empresas de diversos segmentos em Minas Gerais, com destaque para 65 empresas do setor de café especial, incluindo fazendas e produtores rurais que possuem CPF de produtor.

Destas 100 empresas capacitadas, 32 já realizaram pelo menos uma exportação e outras 26 já estão em fase de negociação para realizar a sua primeira exportação.

“A Apex Brasil está muito satisfeita com o trabalho do PEIEX que foi realizado aqui na região sul de Minas Gerais. Nós tivemos, ao longo de dois anos, o atendimento de 100 empresas, não só empresas, mas também produtores rurais. Desses 100 atendimentos que nós fizemos por meio do PEIEX, nós tivemos a grata satisfação de observar que já tivemos 32 empresas que começaram a exportar e mais 26 que já estão em negociação. Para nós é uma satisfação, é uma honra colher o resultado desse trabalho, onde a gente alcança já uma conversão de 32 novos exportadores, podendo chegar até a 58. Isso com certeza é resultado da competência dos produtores rurais, das empresas, mas também da sistemática e do trabalho que nós fizemos. Contamos com uma equipe muito competente e o resultado está aí”, comentou o gestor do Projeto Apex Brasil, Laudemir André Müller.

Além da apresentação e celebração dos ótimos resultados alcançados pela parceria, durante o evento foram realizados também momentos de debate e troca de experiências entre os representantes das empresas qualificadas, apresentando seus negócios para os presentes e compartilhando suas experiências e expectativas com os projetos de exportação.

“O Grupo Unis está muito satisfeito com o resultado, a Apex Brasil também, fruto de muito trabalho, de muita competência de toda a equipe e dos parceiros que nós tivemos nesse meio tempo. Desenvolver a região faz parte do DNA do Grupo Unis e isso o PEIEX fez, através das exportações e dos frutos que o PEIEX deixou aqui na nossa região. Eu espero que em um futuro próximo possamos ter mais movimentos neste sentido, para que mais empresas tenham acesso à exportação, para que o nosso sul de Minas ganhe cada vez mais. Obrigado Apex Brasil, conte com o Grupo Unis para próximas parcerias”, concluiu o coordenador do PEIEX Varginha, Rodrigo Braga Faria.

Sobre a parceria
O núcleo com sede em Varginha contou também com um polo de execução na cidade de Lavras. Essa foi a primeira vez que os municípios receberam o PEIEX, com o intuito de qualificar para a exportação as empresas da região.

O interesse na parceria se deu devido ao fato do potencial exportador da região, sobretudo no segmento de café, produto que representou 93% das exportações totais de Varginha no ano de 2021, em números equivale a 1,3 bilhões de dólares exportados no ano. Outro ponto que vale destaque é a presença do Porto Seco na cidade, com uma estrutura tecnológica o que permite um acesso vantajoso para empresas que buscam o comércio exterior.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...