Pular para o conteúdo principal

PM DE MEIO AMBIENTE DESENCADEIA OPERAÇÃO 'PAZ NO CAMPO' NO ENTORNO DE FURNAS


A Polícia Militar do Meio Ambiente desencadeou a Operação 'Paz no Campo' pelo entorno do reservatório de Furnas, realizando a prisão de 03 infratores ambientais, além da apreensão de embarcações e materiais de pesca.

Em decorrência da operação 'Paz no Campo/Semana Santa 2022', desencadeada em todo estado de Minas Gerais, a 6º Cia PMMAmb através de análise e inteligência policial, direcionou seus esforços no intuito de localizar e identificar praticantes de condutas delitivas contra a Ictiofauna (conjunto de espécies de peixes de uma determinada região), alvos constantes de denúncias anônimas, os quais atuam no ambiente aquático do Reservatório de Furnas, perpassando os municípios de Cana Verde, Campo Belo e Aguanil.

A operação contou com o efetivo de 10 Policiais Militares de Meio Ambiente, tendo sido utilizados 03 Viaturas 4x4, além de 02 embarcações motorizadas. Assim sendo, foram realizadas atividades de prevenção e repressão a pesca e caça predatória tanto em ambiente aquático quanto terrestre.

Salienta-se que a atividade contou com métodos de cerco e bloqueio, tendo os esforços militares realizados abordagens a veículos e transeuntes suspeitos pelas áreas vicinais e marginais da represa de furnas, além disso, as embarcações foram lançadas em pontos desconhecidos pelos alvos e em posições opostas, obtendo-se assim o seguinte resultado:

● A prisão de 03 infratores de condutas lesivas a ictiofauna;
● A apreensão de aproximadamente 1.650 metros lineares de redes de emalhar;
● Apreensão de 02 embarcações de metal, com motores de poupa acoplados;
● A apreensão de 15,115Kg de pescado nativo, os quais foram doados para instituição filântropica do município de Campo Belo.

Os autores foram encaminhados para a sede do 2º GPMMAmb de Campo Belo, junto com o material apreendido, lhes sendo aplicado além do contido na Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, que versa sobre os crimes ambientais, as respectivas medidas administrativas pertinentes ao caso.

A Polícia Militar de Meio Ambiente orienta e destaca a importância de todos os cidadãos quanto aos cuidados e preservação da biodiversidade aquática do reservatório de Furnas, como forma de perpetuar os espécimes e equilibrar o ecossistema.

*Informações e denúncias à Polícia de Meio Ambiente podem ser feitas pelo telefone (35) 3832-7322 ou pelo e-mail: 2gpmmamb@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...