Pular para o conteúdo principal

SENAC PARTICIPA DO 1º FESTIVAL NACIONAL DE ARTE, CINEMA E COZINHA MINEIRA EM NEPOMUCENO

Evento ocorre de 20 a 24 de abril, mas já vem sendo executado desde outubro de 2021
Equipe do Senac vai promover ações de dar água na boca durante o Festival: Luciano Avellar, Mauro César e Wellington da Costa

Rica em diversidade cultural e econômica, a região do Sul de Minas vai receber mais uma celebração para seu circuito. É o 1º Festival Nacional de Cinema, Arte e Cozinha Mineira que ocorre em Nepomuceno, de 20 a 24 de abril. Esta é a primeira edição do evento, mas o Senac em Lavras já vem apoiando o projeto, que teve início em 2021, por meio da oferta de cursos de capacitação profissionais.

“O Senac está presente no Festival Nacional de Arte, Cinema e Cozinha Mineira de Nepomuceno desde a sua criação. Participamos de momentos de capacitação desde outubro, formando profissionais para atuarem nas áreas de gastronomia, em bares e na atividade de costura. Nós compreendemos bem a demanda do município, inserindo o tema do café, que é muito importante para a região e mote do festival nas aulas, de forma com que os alunos que participaram podem agora utilizar os aprendizados dos cursos nessa celebração. E agora na realização do evento continuamos com nossa atuação com uma programação diversa”, explica o diretor do Senac em Lavras, Carlos Pinto.

Por meio da parceira, a instituição contribuiu para a formação de cerca de 150 pessoas nos cursos de Costureiro, Ciência dos Alimentos e Boas Práticas na Manipulação de Alimentos. O objetivo foi o fomento educacional e econômico do município, além de proporcionar a oportunidade de capacitar pessoas que irão iniciar os empreendimentos durante o Festival.

Programação com foco nos destaques regionais
Entre os objetivos do Festival estão enaltecer a cultura do café, potencializar o comércio local e valorizar as características únicas de Nepomuceno. Nos cinco dias de celebração, os visitantes poderão aproveitar desde teatros, shows, palestras, passeios, espaço agro e entre outras atividades. O Senac participará do evento com aulas de gastronomia, ministradas pelos Chefes Executivos do Senac, Mauro César e Luciano Avellar, e pelo docente do Senac em Lavras, Wellington da Costa.

Além disso, o evento conta com a Arena Gastronômica, espaço que estará aberto durante todo o evento com programação voltada para a Cozinha Mineira, do Clássico ao Contemporâneo. O Senac faz parte da curadoria de atrações para os momentos, entre eles o concurso de chefe mirim, crianças demonstrando sua jovem aptidão na cozinha, e o desafio de chefs nacionais com apresentação da culinária regional.

O Festival visa também transformar a cadeia produtiva do café, que será o tema das ações gastronômicas, que vai dos produtores e beneficiadores até o consumidor final. Além de ampliar as atividades comerciais com encontros entre empresários e produtores numa iniciativa de promover o conhecimento e melhoria dos produtos e subprodutos café.

Para o docente do Senac em Lavras Wellington da Costa, a imersão do Senac na programação do festival será muito proveitosa e visa aprofundar o laço realizado com o evento desde o ano anterior: “Já estivemos aqui em Nepomuceno com uma excelente experiência trazendo capacitações para a população, formando profissionais que atuarão aqui, junto conosco. Será muito prazeroso nos integrar ainda mais nessa festa, com nossas aulas e participação na Arena Gastronômica”, pontua.

A programação do Senac no festival é gratuita e não necessita inscrição prévia.

Serviço
Senac no 1º Festival Nacional Arte, Cinema e Cozinha Mineira de Nepomuceno
Data do evento:
20 a 24 de abril de 2022
Local: Nepomuceno

Programação do Senac no Evento

20 a 24/04 – 13h às 18h: Curadoria das Ações que serão realizadas na Arena Gastronômica
Mauro César, Chef Executivo do Senac

21 a 23 de abril – 8h às 12h - Concurso Chef Mirim
20/04 (4ª feira) – 19h: Cozinhando em 4 mãos
Mauro César – Chefe de Cozinha Executivo do Senac
Luciano Avellar – Chefe de Cozinha Executivo do Senac

21/04 (5ª feira) – 18h: Do quintal para a mesa
Luciano Avellar – Chefe de Cozinha Executivo do Senac

22/04 (6ª feira) – 18h: A valorização do café no prato
Luciano Avellar – Chefe de Cozinha Executivo do Senac

23/04 (sábado) – 18h: Sabores da Terra
Wellington Alves Da Costa - Instrutor de Formação Profissional do Senac

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...