Pular para o conteúdo principal

SISTEMA INOVALÁCTEOS PARTICIPA DA FORLAC 2022 EM LAMBARI


O Sistema InovaLácteos (SIL) estará presente em dois stands e dois painéis temáticos na Feira para Indústria de Lácteos (Forlac), que acontece durante os dias 3 e 5/5 em Lambari, no Sul de Minas. Um edital de recrutamento de startups será lançado na ocasião. 

O projeto de aceleração de empresas de base tecnológica, com foco em toda a cadeia agroindustrial do leite, é executado pela Agência de Inovação Polo do Leite e conta com o apoio do Governo de Minas, por meio das Secretarias de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e de Desenvolvimento Econômico (Sede), além de recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

O SIL tem ainda a participação da Universidade Federal de Viçosa (UFV), da Universidade Federal de Lavras (Ufla), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Uberaba. Os parques tecnológicos parceiros do sistema estão instalados nesses quatro municípios.

Já o evento em Lambari é uma das principais feiras mineiras do setor e tem periodicidade bienal. Em 2022, 190 marcas são esperadas pelos organizadores. Também estão previstas na programação palestras técnicas, rodadas de negócios e seminários de especialistas do complexo industrial de lácteos. Mais informações estão disponíveis no site da Forlac. O credenciamento é gratuito, pelo mesmo endereço eletrônico.

Stands
Os stands do Sistema InovaLácteos na feira funcionarão como um espaço de conexão entre agentes econômicos do complexo leite, startups, empresas de capital de risco, consultores e pesquisadores dos quatro parques tecnológicos do sistema em Minas. Os participantes e visitantes da Forlac estarão, então, convidados a conhecerem o projeto que, na prática atua como um hub de inovação, em busca de soluções para os desafios do setor.

Painéis
Na quarta-feira (4/5), o assessor de Assuntos Estratégicos da Seapa e membro-presidente do Comitê Gestor do SIL, Eduardo Ferreira, apresentará o painel "Sistema InovaLácteos: Demandas por Inovação da Cadeia Agroalimentar do Leite", das 15h30 às 16h, no Auditório Carlos Pereira de Sá Fortes, da Expo Lambari. Logo antes, no mesmo local, das 15h às 15h30, também no Painel 1, o CEO da Culturinvest Investimentos, Cristiano Naves Garcia, discutirá o tema "Agroinovação: Uma Prosa Necessária sobre Financiamento da Inovação".

E na quinta-feira (5/5), ocorre o Painel 2, a partir das 15h, com a participação de representantes do Laticínios Scala, da Associação Mineira dos Produtores de Queijo Artesanal (Amiqueijo) e da Embaré, debatendo os atuais gargalos e dores do setor. Às 16h, serão apresentados os resultados do Sistema InovaLácteos e realizado o lançamento do edital de recrutamento das 40 startups a serem pré-aceleradas pelo programa, em um processo com duração de até um ano, sendo os dois primeiros meses destinados a treinamentos teóricos e práticos.

É recomendado àqueles que tenham interesse em assistir às apresentações nas duas datas que cheguem ao local com antecedência, às 14h30, uma vez que as vagas são limitadas.

Após a etapa de pré-aceleração das startups, pelo menos oito delas devem participar da fase seguinte, em que serão incubadas nos quatro parques tecnológicos, recebendo um aporte de até R$ 25 mil para elaboração de um Produto Minimamente Viável.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...