Pular para o conteúdo principal

UFLA SE ENGAJA NA INSTALAÇÃO DE HORTAS COMUNITÁRIAS EM MOÇAMBIQUE


Entre os dias 4 e 16 de abril, a professora Heloísa Oliveira da Escola de Ciências Agrárias (ESAL) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) participou de uma cooperação humanitária em Moçambique. A ação tem como princípio a doação de sementes e materiais de insumos para a instalação de hortas comunitárias que beneficiará em média 300 famílias. 

O objetivo é contribuir para a amenização da insegurança alimentar do país africano, em especial nas regiões que foram atingidas pelos ciclones Idaí e Kenethsua em 2019 e tiveram sua agricultura arrasada, além de consequências advindas da pandemia de Covid-19. O Instituto Federal de Minas Gerais (IF Sul de Minas) também esteve presente, representado pelo professor Francisco Sobral.

A cooperação brasileira é coordenada pela analista de cooperação Paula Rougemont e o assistente de projetos Bruno Andrade, ambos da Agência Brasileira de Cooperação (ABC)/Ministério das Relações Exteriores (MRE) e membros do Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM). Os recursos recebidos permitirão o plantio de variedades de legumes e hortaliças (pimentão, repolho, tomate, cenoura, alface e cebola) que já foram testadas com êxito em Moçambique, em projeto de cooperação técnica trilateral coordenado pela ABC.

A ação ocorre em quatro cidades: Sunssundenga (Província de Manica), Beira (Província de Sofala), Namacurra (Província de Zambézia) e Metuge (Província de Cabo Delgado). Nesta primeira fase, foram realizadas visitas técnicas em áreas de campo para o reconhecimento das áreas que receberão as hortas comunitárias, não só para subsidiar a quantidade de sementes a serem adquiridas, mas também para orientar a lista de materiais e insumos que serão comprados.

Na próxima fase, que deverá iniciar no segundo semestre de 2022, ocorre a instalação e treinamento dos produtores locais, contando com a participação de outros professores e discentes da pós-graduação da UFLA. Até o momento estão confirmados os professores Sebastião Márcio de Azevedo, Cleiton Lourenço de Oliveira, Édila Vilela de Resende Von Pinho e Valter Carvalho de Andrade Júnior (atual vice-reitor).

Em uma terceira etapa, os extensionistas responsáveis por atender as comunidades que terão as hortas instaladas, virão para o Brasil e farão um treinamento prático no IF Sul de Minas, com visita técnica ao Centro de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia (CDTT) da UFLA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...