Pular para o conteúdo principal

ALIANÇA ENERGIA LANÇA LIVRO INÉDITO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Evento de lançamento acontece no dia 31 de maio, às 19h, no canal da Aliança Energia no Youtube

O livro “Educação Ambiental - Juntos pelo Meio Ambiente" foi produzido pela Aliança Energia em conjunto com as analistas de Relacionamento com a Comunidade e responsáveis pelo Programa de Educação Ambiental das Usinas Hidrelétricas de Funil e Aimorés, Renata Mercês de Oliveira e Tatiana Menezes Teixeira, mais conhecidas como Tia Rê e Tia Tati. A obra é destinada aos alunos do terceiro ano do ensino fundamental de algumas escolas municipais das regiões onde estão localizadas as hidrelétricas. O evento de lançamento será realizado no dia 31 de maio, a partir das 19h, pelo canal do Youtube da Aliança Energia (Aliança Energia - YouTube), com transmissão ao vivo. Participam da live o gerente de Responsabilidade Social e Comunicação da Aliança, Marceleo Werly, Tia Rê, Tia Tati, bem como os fantoches Chauá, Lindinha e Funico.

Sobre o livro
O livro contém textos, ilustrações e exercícios e pode ser utilizado tanto em sala de aula como em casa. Com uma linguagem de fácil entendimento, o exemplar proporciona ao estudante não apenas a contextualização de cada tema abordado, como também as diversas oportunidades de os professores trabalharem outras disciplinas como Geografia, com mapas e territórios, e Português, com interpretação de texto.

Segundo a analista de Relacionamento com a Comunidade, Tatiana Menezes Teixeira, além de ser inédito, o livro de Educação Ambiental é também uma maneira pedagógica de contribuir ainda mais para o ensino e aprendizagem, dentro dos planos de aula dos professores atuantes nas escolas.

Os alunos também poderão obter mais informações através dos QRCodes que dão acesso aos vídeos de educação ambiental da tia Tati e da tia Rê no canal do YouTube da Aliança Energia, o que vai auxiliá-los a realizarem as atividades inseridas no final de cada tema apresentado.

De acordo com a analista de Relacionamento com a Comunidade, Renata Mercês de Oliveira, o livro será apresentado em três módulos, oportunizando aos pequenos leitores assuntos relacionados ao calendário ambiental, como Dia Mundial da Água e Dia das Florestas, com uma sensibilização sobre os cuidados necessários em relação ao meio ambiente. “Trata-se de um material ímpar para trabalhar em sala de aula. Acreditamos que o livro será um sucesso e estamos felizes com o resultado do projeto gráfico e editorial. Um sonho construído a muitas mãos e um só coração. Esse sim, voltado à educação, ao conhecimento e à valorização do desenvolvimento sustentável”, destaca Renata.

Comunidade escolar
Segundo a professora da Escola Municipal Sebastião Vicente Ferreira, da Comunidade do Funil em Lavras, Michele Maria de Carvalho, a Usina Hidrelétrica de Funil está sempre presente na escola promovendo eventos em parceria com a equipe escolar, que contribuem com o desenvolvimento da reflexão sobre as questões ambientais.

“As crianças são como sementes que bem cultivadas produzem frutos no futuro. A hidrelétrica também realiza ações junto à comunidade escolar em prol da melhoria da qualidade de vida dos moradores dos moradores em parceria com a Associação. A Usina Hidrelétrica trouxe para a comunidade novas possibilidades, ajudando na superação dos desafios sociais, econômicos e ambientais da região”, pontua Michele.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...