Pular para o conteúdo principal

BOLETIM DA UNIFAL-MG DESTACA AUMENTO DE NOVOS CASOS DE COVID-19


“Casos continuam aumentando de modo sustentado. Há riscos.” Esse é o recado que os pesquisadores trazem no boletim InCovid da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) da semana. Em Minas Gerais, o crescimento da média móvel de casos é contínuo há quase um mês. Ao precoce relaxamento na prevenção e lentidão da vacinação, somou-se o descuido no registro de dados, de novas internações até novos casos. Segundo análise, isso colabora para perdermos o controle da pandemia por mais tempo e a incidência crescente, contínua e por longo tempo traz, entre outros riscos, o de facilitar a chegada do vírus a populações animais, além do homem. Aí, num jogo de vai e vem, além de mutações, aumenta a chance de recombinações genéticas, produzindo variantes mais perigosas para a população humana. Essa, inclusive, é uma possível explicação para o surgimento da própria variante ômicron.

● Panorama no estado = Minas Gerais iniciou a semana (segunda-feira, 23/05), com tendência de crescimento da incidência, sem registro de internações pela SES-MG e com queda de novos óbitos. O estado encerrou a 20ª Semana Epidemiológica (SE), de 15 a 21/05/2022, com crescimento da taxa de incidência diária semanal (novos casos por dia por 100.000 habitantes na semana). Nesta última SE, esse indicador aumentou em 9 das 14 regiões. O menor valor foi o da região Nordeste (0,2) e o maior o da Triângulo Sul (73,8). Para o estado aumentou de 6,4 para 8,7.

● Situação epidêmica da covid-19 em Minas Gerais (tendência da média móvel de 7 dias – mm7d – em 23/05) = Novos casos: crescimento no registrado diariamente há três semanas. Crescimento nas regiões: Centro Sul, Jequitinhonha, Leste Sul, Noroeste, Oeste, Sul, Triângulo Norte, Triângulo Sul e Vale do Aço; estabilidade na região Centro; e queda nas demais. O valor da mm7d ficou em 1.828 (anterior = 1.612). Novas internações: a SES-MG continua não registrando as que tem ocorrido. Novos óbitos: queda, a mm7d ficou em 5 (anterior = 8). Crescimento nas regiões Sudeste, Triângulo Sul e Vale do Aço; aumento na Nordeste e Sul; estabilidade na Leste e Norte; e queda nas demais.

● Situação epidêmica da covid-19 no Sul de Minas Gerais (tendência da média móvel de 7 dias – mm7d – em 23/05) = Novos casos: crescimento em todas as regionais de saúde. Houve crescimento por 25 dias consecutivos. A mm7d foi de 575 (anterior = 350). Novas internações: sem registro na SES-MG. Novos óbitos: a região apresentou aumento da mm7d comparada a de 14 dias antes (de 0,0 para 0,3). Regionais de Alfenas e Pouso Alegre registraram mm7d de zero em 23/05 e há 14 dias antes; regional de Passos apresentou aumento e a de Varginha estabilidade. A mm7d foi de 0,3 (anterior = 0,6).

● Situação nos 10 municípios mais populosos do Sul de Minas (tendência da média móvel de 7 dias – mm7d – em 23/05) = Novos casos: exceto Pouso Alegre com registros não fidedignos e Itajubá com estabilidade, os outros 8 municípios apresentaram crescimento. Novas internações: sem registro junto à SES-MG. Novos óbitos: os municípios apresentaram queda ou nenhum registro.

● Campi da UNIFAL-MG: entre os municípios com campus da UNIFAL-MG na última semana epidemiológica, Varginha apresentou a maior taxa de incidência diária na semana, com 26,7 novos casos por 100.000 habitantes (anterior = 14,5), seguida de Alfenas com 20,9 (anterior = 13,8) e Poços de Caldas com zero (anterior = 11,9). O resultado para Poços de Caldas é reflexo de possível represamento de dados por pelo menos uma semana.

Confira o Boletim na íntegra: https://www.unifal-mg.edu.br/portal/2022/05/25/boletim-epidemiologico-n-75-23-05-2022-situacao-epidemica-de-covid-19-em-minas-gerais-e-no-sul-de-minas/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...