Pular para o conteúdo principal

SERRA DA MANTIQUEIRA RECEBE SINALIZAÇÃO DA REDE TRILHAS COM PLACAS QUE ORIENTARÃO OS CAMINHANTES

O objetivo da ação é facilitar a orientação do caminhante, caracterizar a Rede Trilhas e personalizar cada caminho com sua própria identidade, utilizando-se de um ícone regional
Pegadas da Transmantiqueira. Sentido norte fundo preto com pegada amarela e sentido sul fundo amarelo com pegada preta

Um grupo de voluntários do município de Extrema e de Joanópolis, incluindo alguns representantes de ambas as prefeituras, sinalizaram 20Km do trecho Extrema – Joanópolis, parte integrante do GT Serra do Lopo-Pedra do Baú e posteriormente, todos os envolvidos visitaram vários empreendimentos que poderão futuramente atuarem como pontos de apoio para hospedagem, alimentação e atrativos turísticos da Trilha Transmantiqueira.

A Trilha é um dos projetos que compõem o Plano Municipal de Desenvolvimento Turístico Sustentável de Extrema 2021-2031 e a Prefeitura de Extrema tem empenhado esforços na coordenação deste projeto na região, visando à estruturação do produto turístico internacional em parceria com o Ministério de Meio Ambiente, Ministério do Turismo, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, Circuito Turístico Serras Verdes e os municípios de Vargem, Joanópolis, Camanducaia, São José dos Campos, Gonçalves e Sapucaí Mirim.

A Rede Nacional
A Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade, também chamada de Rede Trilhas, foi criada pela Portaria Conjunta nº 407/2018 do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério do Turismo e está sendo estruturado em todo o país, com o objetivo de ser um instrumento de conservação da biodiversidade e conectividade de paisagens, reconhecendo e protegendo as rotas pedestres e de outros meios de viagem não motorizados. Além disso, o projeto quer sensibilizar a sociedade sobre a importância da conexão de paisagens naturais e ecossistemas, além de diversificar, estimular e ampliar a oferta turística.

A Transmantiqueira é a trilha que percorrerá a Serra da Mantiqueira, tendo como símbolo a Araucária (Araucaria angustifolia) com sua pinha; estilizada na forma de pegadas. Para identificar o sentido norte, as placas estarão representadas com o fundo preto e com pegada amarela e o sentido sul será representado com o fundo amarelo e o símbolo da pegada na cor preta.

A Trilha Transmantiqueira (TMTQ) terá ao todo 1.114 km de extensão pela Serra da Mantiqueira, percorrendo: 3 estados (São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais), 47 municípios e conectando ainda 37 unidades de conservação, em uma das maiores e mais importantes cadeias montanhosas do sudeste brasileiro.

A Trilha Transmantiqueira foi reconhecida como integrante da Rede Trilhas através da Portaria MMA nº 543/2021. O trabalho de implantação na região teve início em maio de 2019 com a realização do 7º Seminário da Trilha Transmantiqueira em Extrema, sendo que neste evento foi criado o Grupo de Trabalho (GT) Serra do Lopo-Pedra do Baú que tem como objetivo a implantação da trilha em parceria com as 7 prefeituras da região (Vargem, Extrema, Joanópolis, São José dos Campos, Camanducaia, Gonçalves e Sapucaí Mirim).

A perspectiva é que estas ações de retomada dos trabalhos se intensifiquem nos próximos meses, ampliando os quilômetros sinalizados da trilha de longo curso e sua consolidação nos municípios de Extrema, no Sul de Minas e Joanópolis, no interior de São Paulo, como instrumento de promoção do ecoturismo local e do estímulo à conservação ambiental.

*Com assessoria da Prefeitura de Extrema

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...