Pular para o conteúdo principal

30% DOS JOVENS DA GERAÇÃO Z JÁ ESTÃO IMERSOS NO METAVERSO, E 28% JÁ CONSIDERAM FAZER PARTE DELE

Através de jogos online, boa parte dos jovens encontram-se imersos nesta tecnologia

Muito se fala sobre o envelhecimento da população, e a necessidade de adequação do varejo como um todo para este público mais experiente, com mais renda e mais exigências. Mas ao mesmo tempo temos uma nova geração que já nasceu na era digital, passa o dia todo conectada, e a grande questão: o varejo e as marcas estão preparados e adaptados para as demandas deste público? Como pensa e quais os hábitos desses novos consumidores? Esse público da Geração Z, que possui entre 13 e 27 anos, mas que neste estudo, para a delimitação da amostra foi definido entre 18 e 24 anos, possui muito acesso a informação, tem sonhos e angústias do mundo atual, e muitas opiniões formadas.

De acordo com o Estudo, 64% dos jovens da Geração Z jogam games online, sendo que 75% são meninos e 55% meninas. Desses, 54% costumam comprar acessórios e extensões dentro dos games. O valor total gasto por mês pode chegar até R$500. Essa é uma das descobertas do estudo “Geração Z: metaverso, internet e hábitos de compra”, desenvolvido pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) em parceria com a PiniOn, que faz uma radiografia dos principais hábitos de uso da internet, hábitos de compra e opiniões sobre a atualidade entre jovens de 18 e 24 anos.

O estudo mostra que 15% dos jovens fazem compras apenas pela internet. A maioria concentra suas compras em Marketplaces (76%), seguido por Aplicativos de entrega (53%). Também é perceptível o crescimento estável das compras através de redes sociais, principalmente pelo Instagram, onde os usuários são impactados por divulgação das grandes marcas e já realizam as compras por impulso, na hora, eliminando alguns pontos de atrito do varejo que incomodam esta geração mais impaciente. Falando em paciência, esse público possui alto índice de ansiedade, considerando o Top3box (notas 10, 9 e 8 para uma escala de 0 a 10), 54% consideram ter sentido ansiedade nos últimos meses.

As redes sociais são as principais fontes de informação e conteúdo deste público: 61% utilizam o Instagram como principal fonte de informação e notícias, a televisão ficou abaixo com 51%, e portais de notícias para 37% dos jovens entrevistados. Tem também o lado ruim desta dependência do celular – 57% dos entrevistados acessam o celular toda vez que são notificados, e 23% acessa pelo menos uma vez a cada 30 minutos.

É um público que está bastante decepcionado com a situação atual do Brasil – 63% classificam como Ruim ou Péssima, e aproximadamente 43% dos entrevistados possuem vontade de morar em outro país. Apesar deste desânimo, os sonhos continuam os mesmos das gerações anteriores: Casa Própria, viajar e fazer uma faculdade.

Metodologia
O estudo entrevistou 650 consumidores em todo o país, e teve como objetivo quantificar aspectos relacionados aos hábitos de uso da internet, hábitos de compra online, e opiniões desse novo consumidor, jovens entre 18 e 24 anos.

A íntegra do estudo está disponível no site da SBVC: https://sbvc.com.br/estudo-geracao-z-metaverso-internet-e-habitos-de-compr

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...