Pular para o conteúdo principal

EX-ALUNO DO IFSULDEMINAS OBTÉM PATENTE DE SECADOR DE CAFÉ DO TIPO TRINCHEIRA


O egresso do curso de Tecnologia em Cafeicultura do IFSULDEMINAS, Sílvio de Oliveira, desenvolveu um Secador tipo Trincheira para Café e Produtos Agrícolas Granulados. A patente do implemento agrícola foi concedida a ele e ao docente do IFSULDEMINAS, Campus Muzambinho, Gustavo Rabelo Botrel Miranda.

No dia 10 de maio foi emitida a carta patente do secador que tem custo inferior às atuais opções do mercado e é igualmente eficiente.

Atualmente, os inventores estão analisando se o equipamento consegue secar um café mais úmido do que os secadores presentes no mercado, proporcionando secagem de grãos verdes ou maduros.

Silvio destacou que uma das principais vantagens do secador é seu custo-benefício. "Ele é pau para toda obra. Seca muito ou pouco café. Seca dois tipos de café diferentes. Ou seja, da para aproveitar ao máximo o investimento feito. Os demais secadores são limitados e este é ilimitado".

O diferencial do secador
De acordo com o documento da patente, trata-se de um "secador em formato de trincheira para grãos agrícolas, que aquece os grãos por uma espécie de canaleta perfurada, que passa ao fundo da trincheira e permite a passagem do ar quente entre os grãos e na parte superior, passa um revolvedor por todo o comprimento do equipamento e que mistura os grãos de baixo para cima, por várias roscas sem fim".

Segundo Gustavo, o secador "facilitará a vida dos produtores de café, pois é uma tecnologia mais barata que os secadores rotativos, além de ser de mesma eficiência". O professor ainda ressalta que o equipamento traz uma novidade frente aos secadores já existentes no mercado, o revolvedor com rosca sem fim. "Este recurso é promissor para agilizar a seca dos secadores estáticos, com enormes possibilidades de inovar inclusive o procedimento de secagem de café, desde que comprovada a hipótese de secar café verde ou maduro neste secador".

Desenvolvimento do secador
O secador foi idealizado por Sílvio, enquanto ainda era aluno do curso de Tecnologia em Cafeicultura, com o objetivo de facilitar o trabalho em sua fazenda. O secador foi desenvolvido com apoio da Instituição, que também contribuiu durante os trâmites legais e judiciais para o depósito da patente, através do professor Gustavo, que era da Coordenação do Escritório Local de Inovação e Transferência de Tecnologia - ELITT e do servidor Luiz Carlos Magalhães, parceiro do IFSULDEMINAS para assuntos de inovação tecnológica.

Segundo os inventores, as maiores dificuldades vivenciadas no processo de desenvolvimento do secador se deram diante da necessidade de investimentos e da realização de vários testes de eficiência. Eles citaram que erraram muito no início, já que planejavam um fundo reto para o secador. Chegaram em um resultado satisfatório ao colocarem canaletas que tornaram a secagem homogênea.

Ainda de acordo com os inventores, o equipamento está desenvolvido e pronto para o mercado. "Os produtores terão acesso a essa tecnologia assim que alguma empresa acertar algum tipo de contrato com o IFSULDEMINAS, seja por sedimento de cessão ou seja por licenciamento"


O docente Gustavo também parabenizou Sílvio pela iniciativa pois, segundo ele, esta tecnologia será de muito valor para os produtores rurais.

*da assessoria do IFSULDEMINAS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...