Pular para o conteúdo principal

SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA DE LAVRAS DÁ DICAS PARA TRÁFEGO SEGURO NAS ESTRADAS RURAIS


O município de Lavras possui muitas estradas rurais, com tráfego constante de veículos, desde carros de passeios a caminhões pesados, além de serem muito utilizadas para a prática de esportes e atividades físicas como caminhada e ciclismo. E por isso, os transeuntes, ciclistas, motociclistas e motoristas devem ter atenção redobrada, pois principalmente quando a estrada está em boas condições, a tendência é queiram exceder na velocidade.
 
Por isso, a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural de Lavras orienta os usuários das estradas rurais a fim de garantir a segurança no trânsito nestas vias.
 
Para os motoristas, recomenda-se sempre o uso de velocidade moderada e utilizar os faróis para facilitar a visão do veículo.
 
Aos ciclistas, recomenda-se sempre o uso de equipamentos de segurança de boa qualidade (capacetes e luvas), procure não pedalar sozinho, ou, pelo menos, avise alguém para onde estará indo. Leve sempre um kit básico com bomba de ar, remendos, ferramentas e uma câmera de ar reserva, caso seu pneu venha a furar. Procure manter sua bicicleta em dia, fazendo revisões e ajustes periodicamente. Não se esqueça também de instalar a sinalização refletiva de segurança na bicicleta, o que permitirá melhor visão por parte dos motoristas que trafegam na estrada. Sempre que encontrar uma porteira ou cerca, peça autorização, pois poderá encontrar animais soltos, como cachorros ou gado e não esqueça de fechá-la assim que passar.

Mesmo pedalando em estradas de terra, siga os princípios básicos de como andar de bicicleta, trafegue pela direita, respeite os cruzamentos e pedestres, obedeça a sinalização e mais do que nunca, leve todo o lixo produzido no passeio de volta para a casa. Seguindo estas dicas, o pedal será tranquilo e deixará apenas pegadas, levando somente boas lembranças ou imagens do trajeto.

Motoristas, sigam as seguintes dicas:
● Preste o dobro de atenção em curvas e descidas
● Cuide dos pneus
● Ande em uma velocidade equilibrada
● Busque as superfícies uniformes
● Cheque suspensão e amortecedor
● Saiba reagir na lama e diante de pedras
● Mantenha a calma em situações de atoleiro.
Ciclistas, sigam as seguintes dicas:
● Use sempre capacete
● Se possível, utilize retrovisores e buzina
● Adesivos refletivos ajudam a tornar a bicicleta mais visível
● Vista sempre roupas apropriadas e com cores claras
● Trafegue no mesmo sentido dos veículos
● Redobre a atenção nas entradas e saídas das rodovias
● Ao pedalar em grupos, mantenha fila indiana e nunca em pares
● Jamais pegue rabeira ou vácuo
● Siga sempre pelo acostamento, jamais trafegue na pista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...