Pular para o conteúdo principal

INATEL PARTICIPA DE GRUPO TÉCNICO PARA DESOCUPAÇÃO E MIGRAÇÃO DE FAIXA PARA ENTRADA DO 5G


No último dia 6 de julho, o Brasil iniciou as operações da rede 5G de comunicação móvel e o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), de Santa Rita do Sapucaí, mais uma vez, tem participação nesse importante momento das telecomunicações brasileira. O Instituto e a KPMG estão prestando consultoria técnica para a Entidade Administradora de Faixas (EAF) nas definições referentes a desocupação da faixa de frequência da banda C, utilizada atualmente pelas emissoras de TV abertas via satélite, e também a migração do sinal da banda C para a banda Ku. 

A desocupação e migração são compromissos assumidos pelas operadoras que compraram o bloco nacional de frequência de 3,5 GHz no leilão para a quinta geração de comunicação móvel, realizado no final de 2021.

Uma equipe envolvendo especialistas, pesquisadores e professores do Inatel, coordenados pelos consultores Hugo Rodrigues Dias Filgueiras e engenheiro Lucas Prado Rocha, realizam o levantamento de dados para definição das especificações técnicas necessárias para a substituição de antenas, receptores e a instalação de conversores para os sistemas satelitais residenciais (TVRO – television reception only) no contexto de migração para banda Ku. 

Além disso, nos laboratórios do Instituto, em Santa Rita do Sapucaí/MG, estão sendo realizados ensaios laboratoriais com os novos filtros e conversores de frequência necessários para garantir o cenário de coexistência entre os sistemas satelitais profissionais (FSS – fixed satellite service) e o 5G em banda C. 

Os dados levantados foram apresentados para a EAF e o Gaispi (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz) da Anatel para a definição de diretrizes e o início da rede 5G no país.

Brasília foi a primeira cidade brasileira a iniciar a rede 5G e conforme cronograma estabelecido pelo GAISPI até a data atual, todas as capitais brasileiras devem ofertar o serviço até 29 de setembro deste ano. Para isso será necessária a troca dos receptores de antenas parabólicas, além da proteção de todos os sistemas profissionais que não serão migrados.

Para o diretor do Inatel, Carlos Nazareth Motta Marins, a EAF tem uma grande responsabilidade para as telecomunicações, em atender as demandas a indústria de televisão que opera de forma nacional através dos serviços via satélite e viabilizar a expansão do serviço 5G aumentando a conectividade nas mais variadas localidades, com diferentes particularidades de um país continental como o Brasil. 

“Tudo isso deve ser feito de forma organizada, bem programada e com competência de gestão administrativa alinhada à gestão técnica. Dentro deste contexto, destacamos o empenho das operadoras de comunicações móveis, das operadoras de comunicações via satélite, das emissoras de TV e da Anatel, que se dedicam a esta missão, e da composição KPMG e Inatel para o embasamento adequado e necessário para o fortalecimento do mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação brasileiro”, afirma o diretor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...