Pular para o conteúdo principal

PROCON-MG FISCALIZA POSTOS DE COMBUSTÍVEIS EM PASSOS


O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da 5ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Patos de Minas e do Procon Estadual de Minas, realizou fiscalização nos postos de combustíveis do município para verificar o repasse da diminuição do valor do ICMS de gasolina e de etanol para os consumidores, conforme prevê o Decreto 48.465, de 1º de julho de 2022.

O decreto reduziu as alíquotas do Imposto dobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços (ICMS) para a gasolina e o etanol. Antes da vigência do decreto, aplicavam-se as alíquotas de 31% para a gasolina e de 27% para o etanol.

Os consumidores ficaram apreensivos com a demora na redução dos preços cobrados nas bombas. Entre os dias 7 e 12 de julho de 2022, o fiscal do Procon-MG em Patos de Minas esteve nos 34 postos revendedores de combustíveis automotivos autorizados pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) para funcionarem no município, com o fim de averiguar indícios de condutas lesivas aos direitos dos consumidores.

O fiscal compareceu nos postos revendedores e constatou os preços que estavam sendo praticados no momento, tirando fotos das bombas e lavrando autos de constatação. Além disso, requisitou dos postos revendedores notas fiscais que continham os preços de aquisição da gasolina e do etanol junto às distribuidoras, em datas anteriores e posteriores à entrada em vigor das novas alíquotas. Também foram requisitados cupons fiscais de vendas aos consumidores em data anterior e na data em que a fiscalização foi realizada.

Compilados os dados e feito o comparativo de preços antes e depois da entrada em vigor do decreto, não foram constatadas irregularidades ou violações aos direitos dos consumidores ou funcionamento anormal do mercado.

De acordo com a fiscalização realizada pelo Procon-MG, órgão do MPMG, o percentual do lucro bruto dos postos sofreu pequenas variações, para mais ou para menos, mas dentro de limites considerados razoáveis pelo órgão de proteção e defesa do consumidor, levando-se a média da margem de lucro praticada no mercado local.

Os preços foram sendo reduzidos à medida que os estoques eram renovados e houve caso de fornecedor que teve que vender o combustível pelo preço que adquiriu, com o fim de se manter competitivo no mercado, já que a concorrência conseguiu repassar mais rapidamente as vantagens da redução das alíquotas para os consumidores.

Todos os dados da fiscalização instruem uma investigação preliminar do Procon-MG na 5ª Promotoria de Justiça da Comarca.

O promotor de Justiça de Passos José Carlos de Oliveira Campos Júnior destaca que o consumidor pode consultar, pelo aplicativo disponibilizado pela Receita Estadual do Estado de Minas Gerais, os preços praticados no mercado quase que em tempo real. Dessa forma, é possível escolher o posto que pratica o melhor preço. Ele informa que o aplicativo em questão se chama "Educação Fiscal" e está disponibilizado nas lojas de aplicativos da Google Play Store, para smartphones Android, e Apple Stores, para smartphones IPhone.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...